quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Imagens do ' Dança Sem barreiras', 1° grupo de dança de Cadeirantes e pessoas com deficiência de Caruaru-PE.

Boa noite....ô gripe forte que peguei e estou me recuperando...

Bom pessoal! Gostaria de apresentar a 1° Companhia de "dança de Cadeirantes e pessoas com deficiência de Caruaru-PE, minha terrinha. Esse projeto é da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU E PREFEITURA DE CARUARU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS. Em 2007 à ADCC, criou uma drilha-quadrilha de pessoas com deficiência que caminhava com um carro de som na época junina, no São joão de Caruaru. Não sabíamos dançar só balançava o corpo na cadeira de rodas. E parece me que nessa mesmo período eu dei uma entrevista mexendo com uma amiga, ela é da religião ESPIRITA, acredita em reencarnação, eu não acredito...porém respeito todas as crenças....e vivo em um pais LAICO. Entretanto eu bricando com ela disse: Se existir outra vida....queria nascer dançarino.

Hoje quero retirar o que eu disse, achava que era impossível dançar em uma cadeira de rodas.
Agora não só eu, mas: Cristiane Deyse, Marileide da Silva, Josefa e Fátima Gomes, somos Bailarinos....

Gostaria de agradecer ao nosso querido professor, Janduir, prefeitura de Caruaru, através da secretaria de políticas sociais na pessoa de Marta Mello, Rodrigo diretor de Artes,Cicera do CAPD, Luciana CAPD e o nosso grupo: Cris, Marileide, Fátima e Zefinha que todos juntos derrubamos barreiras e vencemos...


E vejam na integra as imagens....obg a todos que compareceram ao nosso evento, breve postarei mais imagens e um vídeo que vai bombar aqui no blog.

Desejo um Feliz 2012 a todos com mais Acessibilidade












terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Idosos e deficientes terão unidades garantidas no Minha Casa, Minha Vida

Novos critérios e procedimentos para a seleção dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida estão estabelecidos na Portaria nº 610, publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial da União. A portaria revoga a anterior (nº 140) e traz modificações como a reserva de, no mínimo, 3% das unidades habitacionais para os idosos.

O mesmo percentual será reservado para atender pessoas com deficiência ou suas famílias, desde que não haja percentual superior fixado em legislação municipal ou estadual. Entre as famílias, permanecem como critérios de priorização as que tenham mulheres responsáveis pela unidade familiar, as que moram em áreas de risco ou insalubres e as que estejam desabrigadas.

Os candidatos devem estar inscritos nos cadastros habitacionais do Distrito Federal (DF), dos estados e dos municípios. A indicação dos beneficiários continua sendo preferencialmente da administração municipal ou distrital onde será executado o empreendimento. O estado poderá fazer a indicação quando for o responsável pelas contrapartidas ou no caso de o município não ter cadastro habitacional consolidado.

O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional para a população de baixa renda lançado em 2009 pelo governo federal.

Fonte: Agência Brasil

Brasil terá centro de treinamento de cães-guia mantido pelo governo federal

A partir do segundo semestre de 2012, deficientes visuais de todo o país contarão com um centro de treinadores de cães-guia mantido pelo governo federal. O Instituto Federal Catarinense, no campus de Camboriú, começa em janeiro a construir o centro, que deve treinar cinco profissionais por turma.

A meta é que cada aluno treine seis cães-guia, que depois serão encaminhados aos instrutores. Esses profissionais, responsáveis pela interação entre o animal e o deficiente visual, também deverão ser formados no centro.

O projeto começou a surgir há três anos, quando a coordenadora do projeto, Márcia Santos Souza, conheceu um professor deficiente visual. “Nas conversas com ele, pensamos em fazer o projeto. Começamos a plantar uma sementinha pequena que foi se modificando. E o governo federal comprou a ideia”, contou Márcia, que coordena o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, ligado ao Instituto Federal Catarinense. Segundo ela, a meta é espalhar centros semelhantes em todas as regiões do país.

De acordo com Márcia, atualmente, existem outros centros de treinamento no Brasil, que surgiram por meio de iniciativas particulares de organizações não governamentais ou até do Corpo de Bombeiros de determinadas localidades.

“É uma experiência piloto, dentro do plano do governo federal para pessoas com deficiência. Será o primeiro centro de treinamento de cães com iniciativa do governo em toda a América do Sul", disse.

Apenas as raças labrador retriever e golden retriver podem ser treinadas para cães-guia. Passados 45 dias do nascimento, os filhotes são encaminhados a famílias que ficam responsáveis pela socialização do cachorro. “Eles são levados para shoppings, parques e até o trabalho. Fazem parte do dia a dia da família”, explicou Márcia.

Passada essa fase, os cães são levados para os centros de treinamento. E só ficam aos cuidados dos deficientes visuais depois de dois anos de iniciado o processo. “A parceria entre o cão e o deficiente é como um casamento. E, neste caso, os opostos não se atraem. Tem de ter
personalidade e estilo de vida iguais. É preciso juntar com harmonia para que a pessoa caminhe bem”, ressaltou a coordenadora do projeto.

As obras de construção do centro começam em 9 de janeiro e devem durar 150 dias. O custo total será de R$ 3,1 milhões.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Convite aos amigos e amigas do 'Dança sem barreiras'


BOA TARDE...CONVITE AOS AMIGOS E AMIGAS

'Dança sem barreiras', 1° Companhia de dança de Caruaru-PE de pessoas com "DEFICIÊNCIA", projeto da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU E PREFEITURA DE CARUARU, através da secretaria de politicas sociais. Convida todos os amigos para a 1° apresentação amanhã 23/12/11 as 19 h, na Estação Ferroviária em Caruaru.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Deixo uma mensagem e desejo um Feliz Natal e um 2012 Felicíssimo de Realizações...


Gostaria de desejar um Feliz Natal e um 2012 Felicíssimo! E também deixar uma mensagem.
Em nome do nosso senhor Deus, Jesus, em meu nome, em nome da minha família, dos meus amigos, do BLOG FERNANDO ACESSIBILIDADE, da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU e do Segmento da pessoa com DEFICIÊNCIA.

A mensagem! Eu li essa mensagem na internet, que mim tocou bastante, acho que é de Douglas Jericó um cadeirante. A mensagem é assim: 'A variedade é mãe da diversão o simples é o contrário do fácil'.Entendi que nossas vidas não é fácil, porém ela pode ser simples! Acontece tempestades em nossas vidas? Acho que não seja castigo de Deus, mas tenho certeza que é a permissão de Deus nos dando a oportunidade para navegarmos...A felicidades não está só em: andar, correr, falar, enxergar, ter pensamento intelectual perfeito.Entretanto é AMAR a nossa resistência diante das circunstâncias da vida. Temos que ter fé e entender que temos um propósito aqui na terra de AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMOS,como nos ensina JESUS na sua palavra. Com isso se não podemos mudar o mundo, porém podemos lançar uma pedra sobre as águas e fazer muitas ondulações (MADRE TEREZA)

Feliz Natal e um Felicíssimo 2012, com mais ACESSIBILIDADE pra todos...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ô País Deficiente

Boa noite... "Ô PAÍS DEFICIENTE". Câmara federal aprova criação de 66 cargos para novo partido, PSD! Impacto de 10 milhões no orçamento, com dinheiro do povo! Somos 45,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, segundo IBGE/2010, desse montante 90% são carentes, muitas vezes ñ tem 1 cadeira de rodas para se locomover e a saúde no geral que precisa de mais dinheiro? A educação! Até concordo com algumas ações da casa federal, mas com essa discordo totalmente...

sábado, 10 de dezembro de 2011

JUSTIFICATIVA DA NÃO APRESENTAÇÃO DO 'DANÇA SEM BARREIRAS'

Bom dia... JUSTIFICATIVA DA NÃO APRESENTAÇÃO DO DANÇA SEM BARREIRAS

Ontem à Companhia de Dança, 'DANÇA SEM BARREIRAS', 1° grupo de dança de pessoas com "DEFICIÊNCIA" de Caruaru, projeto da ADCC-Associação dos Cadeirantes de Caruaru e prefeitura de Caruaru, através da secretaria de políticas sociais. Não se apresentou na praça do Rosário ontem a noite, por dois motivos: O pai da bailarina Cristianne Deyse estar hospitalizado e a outra bailarina, Marileide da Silva, adoeceu.

Obrigado a todos que atendeu o nosso convite, infelizmente aconteceu essas eventualidades....Breve marcaremos outra data.

Feliz final de Semana a todos....

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

'Dança sem Barreiras,' 1° Companhia de 'dança' de Caruaru de pessoas com "deficiência ".

CONVITE AOS AMIGOS

'Dança sem barreiras', 1° Companhia de dança de Caruaru-PE de pessoas com "DEFICIÊNCIA", projeto da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU E PREFEITURA DE CARUARU, através da secretaria de politicas sociais. Convida todos os amigos para a 1° apresentação dia 9/12/11 as 18 h, na praça do Rosário em Caruaru.
Breve postarei imagens e comentarei sobre o DANÇA SEM BARREIRAS.

"Sem Acessibilidade não existe liberdade".

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vice-Presidenta, Mísia Gouveia, reivindica Acessibilidade em Super-mercado de Caruaru

A vice-presidenta da ADCC-Associação dos Cadeirantes de Caruaru, Mísia Gouveia, revindicou um caixa de atendimento Acessível para o Cadeirante, Idoso e Pessoas com dificuldades de locomoção, no BONANZA SUPER-MERCADO do Bairro Boa Vista I. Todas as vezes que à vice-Presidente ia fazer suas compras não podia utilizar seu direito de ir e vir, sua cadeira de rodas não atravessava, impossibilitando-a de passar suas compras. Mísia se dirigiu ao gerente e solicitou conforme a lei 10.098/2000-Acessibilidade, sendo atendida semanas depois.

Se pelo menos dos 45,6 milhões de pessoas com deficiência que existe no Brasil, segundo dados recentes do IBGE/2010 e 40.000 deficientes em Caruaru, IBGE/2000, 10% agisse como à cadeirante Gouveia de fiscalizar e reivindicar, na minha simples opinião eu acho que teríamos muito mais liberdade ou melhor Acessibilidade.

Parabéns....Vice-Presidenta, Mísia Gouveia! Agora sim eu posso pensar em ir fazer umas comprinhas lá...valeu...

Tradução