Para um cadeirante, abrir portas comuns é sempre uma tarefa chata, porque é preciso manobrar a cadeira com apenas uma mão. Fechar é pior ainda: não dá para empurrar a porta com a cadeira e a manobra fica mais complicada, muitas vezes tem que ser feita de costas. Pensando num ambiente doméstico, as portas comuns são uma boa opção para uso nos quartos, pois não tomam espaço na parede além do seu próprio tamanho. Além disso, a circulação por esses ambientes não é tão grande, ou seja, a movimentação das portas não chega a atrapalhar
Portas deslizantes (ou de correr) são as melhores escolhas, porque não precisam que a pessoa se afaste ou manobre a cadeira para abrí-las ou fechá-las. Porém, nem todo cômodo comporta essa solução já que exigem espaço para correr. Ambientes como salas e cozinhas são ideais para instalação desse tipo de portas.
Portas sanfonadas somam as vantagens das duas anteriores, mas precisam de um vão de abertura maior. A porta recolhida toma um espaço precioso, reduzindo a largura útil. Por exemplo, para se ter um vão livre de 80 cm com a porta aberta, é preciso fazer uma abertura na parede de, pelo menos, 95 cm. Outra desvantagem é a estética. São ideais para usar em banheiros.
As portas bipartidas podem ser uma escolha para uso em cômodos que fiquem normalmente abertos, pois a tarefa de fechá-las é ainda mais difícil e trabalhosa do que as portas normais.
Portas automáticas tem um custo alto e exigem mais espaço para sua instalação, por isso não são comuns em ambientes domésticos. Já em ambientes públicos são ótimas soluções porque facilitam o fluxo de pessoas e preservam a vedação do ambiente, reduzindo a propagação de som e a despesa com ar-condicionado.
A existência de dispositivos automáticos que auxiliem a vida do usuário é sempre bem vinda, mas atualmente não há muitas opções no mercado. Fechaduras eletrônicas que dispensam chaves facilitam a vida do pessoal tetra, pois não exigem destreza manual para sua operação. Uma solução ainda melhor é a colocação de dispositivos que automatizam todo o movimento da porta, pois beneficiam um número muito maior de usuários.
Quem se habilita a inventar um sistema automático de abertura de portas compacto e barato???
Nenhum comentário:
Postar um comentário