segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MACEIÓ E FORTALEZA SÃO OS DESTINOS QUE MAIS OFERECEM ACESSIBILIDADE NO NORDESTE


Passeios a grutas, saltos em tirolesas, trilhas ecológicas e até mergulho são atividades que já podem ser praticadas no Brasil por pessoas com deficiência. Algumas cidades já oferecem roteiros para esses turistas a um público potencial de 45 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O primeiro desafio do turista portador de deficiência é a escolha do meio de hospedagem. Alguns hotéis e pousadas especiais oferecem cadeiras de rodas, quartos e banheiros adaptados, portas mais largas e barras de apoio. O mesmo já pode ser visto em restaurantes, com cardápios em braile.
                                        
Antes de definir o destino, os turistas podem checar as condições dos estabelecimentos com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira. Alguns empreendimentos possuem certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras.

Socorro e Ilha Bela, em São Paulo, além de duas cidades do Nordeste, como Maceió e Fortaleza, apresentam passeios, atividades esportivas e ecoturismo para as pessoas com mobilidade reduzida, deficiência auditiva ou visual.

O Ministério do Turismo anunciou recentemente que está financiando 14 projetos que envolvem acessibilidade. O objetivo é incluir essas pessoas em atividades relacionadas ao Turismo. Obras em orlas, praças e estradas somam R$ 109 milhões.

[ Fonte - Inclusão Brasil ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradução