segunda-feira, 30 de abril de 2012

OAB Caruaru, sem Acessibilidade," Rampa" muito aladeirada, fora dos padrões de Acessibilidade

OAB Caruaru, sem Acessibilidade

Palavras da minha amiga Márcia Renata do Fecebook

Boa tarde Fernando Acessibilidade
não sei se vc já teve oportunidade, mas semana passada estive na sede da seccional da OAB aqui em Caruaru, e estava observando a rampa que foi feita para os cadeirantes.
pelo pouco que vi, acho que nem as cadeiras elétricas sobem aquela rampa.
e o pior é q isso está acontecendo em um local q deveria lutar pela igualdade dos cidadãos, imagine só o exemplo que está sendo dado.

sábado, 28 de abril de 2012

De 1.000.000.000 pessoas

Uma mãe (97 anos de idade), alimenta e cuida todos os dias do seu filho que está paralisado (60 anos de idade) há mais de 19 anos. Isso está a acontecer na China.

Ser grato para os teus pais, agradece o seu amor incondicional e os cuidado que te dão desde que nasceste. Se você é profundamente tocado por esta foto, fique à vontade para compartilhar seu amor com seus amigos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ADCC-Associação dos cadeirantes de Caruaru e ACACE-Associação caruaruense de cegos, participou de reunião que definirá projeto Pernambuco nas feiras livres



A poucos instantes estava na reunião do projeto "Pernambuco nas feiras livres", uma ideia do governo do estado, através da secretaria de Cultura que visa apoiar grupos artísticos ou artista  pernambucano com apresentações nas feiras  livres de todo o município do estado.

Fui representando à ADCC-Associação dos cadeirantes de Caruaru, na qual estou como presidente, também estavam presentes meus amigos e parceiros de inclusão, Sandro, Lucy, Sivonildo e Sivonaldo-ACACE (Associação Caruaruense de cegos), Cicera-ex Coordenadora do CAPD-Centro de Atendimento as pessoas com deficiência e hoje trabalhando no Governo Presente, Alixandre-FUNDARPE, Tiago-Secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos, representando nossa à secretária, Laura Gomes, entre outros que visam o bem.

Foi muito boa a reunião, defendi propostas do nosso grupo de dança, o "Dança sem barreiras", que criamos junto com,Fátima, Josefa, Marileide,Cristiane-(ADCC), Janduir, Cicera-CAPD e prefeitura de Caruaru, através da secretária de politicas sociais de Caruaru, Martha Melo. Acredito que breve estaremos mostrando nossas habilidades nesse belo projeto de inclusão que tem o objetivo de atender todos os artistas.

Parabéns poder público...por mais uma boa ação

Produtos para deficientes terão preço mais baixo

Matéria do blog de Jamildo

Impressoras em braile, mouses com acionamento por pressão, peças e acessórios para cadeiras de rodas e mais 22 items terão menos impostos.

Produtos destinados a facilitar o dia a dia de pessoas com deficiências terão isenção de PSI/Pasep e Cofins para importação e venda no mercado brasileiro. A desoneração foi aprovada na última quarta-feira (25) no Senado.

O texto do Projeto de Lei de Conversão 7/2012, decorrente da Medida Provisória 549/2011, segue para sanção presidencial.

A medida faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver sem Limite), do governo federal. De acordo com o IBGE, o país tem 24,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

Na litsa de produtos que serão barateados estão teclados adaptados para deficientes, digitalizadores de imagens com sintetizador de voz, próteses, aparelhos de audição e neuroestimuladores para combate ao mal de Parkinson.

Dança sem barreiras, participou de reunião que definirá, Festival Pernambuco Nação Cultural

Eu e minha amiga parceira de dança da 1° Companhia de dança de Cadeirantes de Caruaru, o "DANÇA SEM BARREIRAS" e militante do segmento da pessoa com deficiência, Fátima Gomes, acabamos de participar, representando o grupo (Dança sem barreiras), da reunião que definirá o "FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL", um projeto do Governo do estado de Pernambuco, através da secretaria de cultura que visa incluir todas as tribos nesse evento que acontecerá entre os dias 15 e 20 de maio, aqui em Caruaru.

Fomos colaborar, aprender e defender nossas propostas de apresentação em nome do grupo, da Arte e do segmento da pessoa com "deficiência". Foi muito enriquecedor todos os artistas defendendo sua bandeira: artistas plásticos, fotógrafos, músicos, bailarinos (nós) e...........tinha muita gente...lotou o auditório do museu do barro. Breve acreditamos que iremos dar show da balé...kkkkk, nesse evento mostraremos nossos talentos e oferecemos uma nova cultura para a sociedade contemporânea e assim quebraremos mitos e preconceitos que ainda existem, dificultando os relacionamentos e  impossibilitando a inclusão social das pessoas com "DEFICIÊNCIA".

'Quem dança o mal se assusta e o preconceito some'
Dança é arte,expressão, inclusão e Acessibilidade pra todos (Fernando Acessibilidade)
Pra mim sem dança não existe liberdade

Parabéns poder público pelo projeto
 E obrigado Rose Maria (Secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos) e Hérlon (Assessor da FUNDARPE)




quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bom dia...Sem politicagem e visando sempre o bem comum Ontem eu fui notificada por Bela, secretária do Deputado Tony Gel

Emenda N°5376/2011 de autoria do Deputado Tony Gel,destina recursos para à ADCC-Associação dos cadeirantes de Caruaru, porém temos que cumprir varias exigências até o dia 05/05/2012, tá difícil.

Itens importantes em um banheiro para deficientes

Matéria do blog do cadeirante


Esquema que mostra as principais adaptações necessárias

Já fiz alguns posts sobre as adaptações necessárias para que um banheiro atenda a um cadeirante e há muitos outros blogs que abordam o tema. Relembrando alguns pontos importantes: deve haver espaço para uma cadeira de rodas manobrar e se colocar a 90 graus do vaso para que o cadeirante faça a transferência; o vaso sanitário deve ser mais alto e de preferência com aquela tampa vazada; não deve haver armários embaixo da pia e ela deve ser alta o suficiente para uma cadeira de rodas entrar embaixo; o box não pode ter porta estreita e não deve haver ressaltos que dificultem a passagem de uma cadeira de banho; deve haver uma cadeira que possa molhar embaixo do chuveiro (de preferência, retrátil); o espelho deve ser mais baixo, de forma que um cadeirante consiga se enxergar nele; devem haver barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box do chuveiro; o chuveiro deve ter chuveirinho anexado, e a porta deve ser de fácil abertura (a mais indicada é a porta de correr).
Itens e medidas mínimas para o banheiro
Há, porém, alguns detalhes que geralmente passam despercebidos, e por falta de experiência ou alguém para auxiliar na adaptação, muitos donos de estabelecimentos ou hotéis pecam e complicam a vida de um cadeirante que vá utilizar o banheiro. O primeiro deslize, e o que mais encontro, é a lixeira. Por incrível que pareça, já vi dezenas de banheiros adaptados para deficientes com lixeiras de pedal, aquelas em que a gente pisa para abrir a tampa. Pisa?? As pessoas esquecem que a gente não pisa. Aí a solução é a gente pegar na tampa com uma mão, abrí-la, e jogar o papel com a outra. Um processo bem inadequado, afinal pegamos na borda da lixeira, que sempre está suja e pode estar até contaminada. A lixeira ideal para um banheiro adaptado é a de tampa basculante, a do meio na foto abaixo. Ela permite que os dejetos sejam jogados sem  encostarmos a mão na tampa. A lixeira sem tampa também resolve, mas é menos higiênica e nada bonita.
Três modelos de lixeira. Jamais use a branca em banheiro adaptado
Outro detalhe que também é dificilmente lembrado é a torneira da pia. Ela deve ser mais alta, com espaço suficiente para colocarmos a mão e trazer ao rosto ou à boca sem dificuldade. Acontece que, como estamos sentados, o ângulo do braço em relação à torneira é menor, por isso é difícil entrar com a mão embaixo da torneira e depois voltar com a água. Sinto essa dificuldade principalmente na hora de escovar os dentes, acabo derramando água e me molhando no caminho. Nesse quesito há minha experiência própria, portanto deve haver pessoas que preferem a torneira mais baixa, de qualquer forma, abaixo vai uma imagem do modelo que considero ideal. Há centenas de modelos, mas o ideal (para mim) é que seja mais alta.
Torneira mais alta facilita
Agora um ponto que contou com a contribuição do meu finado tio Altair. Ele sempre foi pau pra toda obra, resolvia praticamente tudo dentro de casa. E depois de ouvir uma reclamação minha, veio com a solução. Eu me queixei do chuveirinho do meu banheiro, cuja mangueira era a conta para passar por baixo da cadeira de banho e .... bem, lavar as "partes baixas". Eu disse que ia comprar uma mangueira maior, mas ele veio com outra solução: cortou um pedaço de antena de televisão, daquelas tipo espinha de peixe, pegou um pedaço de mangueira sem uso que eu tinha em casa e fez a emenda. Ficou perfeito, a mangueirinha virou uma mangueirona (sem trocadilhos e piadinhas, por favor) e funciona muito bem até hoje. Abaixo, uma foto da emenda da mangueira.
Adaptação para lavar "lá embaixo"
Enfim, levando em conta estes detalhes, dá para fazer um banheiro perfeito para ser usado por cadeirantes. Até hoje não encontrei um assim fora da minha casa, mas com essas dicas é possível fazer um bem adaptado, e assim permitir que tenhamos mais conforto para fazer as necessidades e sair de lá limpinhos!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rampas que levam a lugar nenhum são construídas no Sul de MG






Do G1 Sul de Minas
ttp://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/04/rampas-que-levam-lugar-nenhum-sao-construidas-no-sul-de-mg.html


Elas levam para muros, barrancos e ribanceira no bairro Bom Retiro.
Em prédios públicos e calçadas centrais, deficientes não têm acessibilidade.


Uma situação tem chamado a atenção de moradores de Carmo da Cachoeira (MG). Algumas rampas destinadas a deficientes físicos foram construídas em locais inadequados e não dão acesso a lugar nenhum. Algumas delas foram instaladas de frente para muros, barrancos, terrenos baldios com mato e até para uma ribanceira, no bairro Bom Retiro.

As rampas foram construídas há dois meses e fazem parte de um projeto de infraestrutura que custou quase R$ 370 mil aos cofres públicos, dinheiro financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Ao todo, foram construídas 164 rampas de acesso.

Os deficientes físicos também encontram dificuldades para se locomover no Centro cidade, já que as calçadas não possuem rampas de acesso. Em prédios públicos, como o Consultório Odontológico Municipal e a Secretaria de Saúde, também não existem rampas.

A Lei de Acessibilidade, de âmbito nacional, determina que as adaptações em vias, parques ou demais espaços públicos devem obedecer a prioridade que vise a eficiência das modificações, o que seria o caso da Secretaria de Saúde, por exemplo, onde os usuários precisam marcar consultas.

De acordo com o prefeito Hélcio Reis, não houve desperdício de dinheiro público. "Em algum lugar pode ter saído desse jeito sim, mas ela foi construída para o passeio, que não é de responsabilidade da prefeitura. Eu não acho que é desperdício de dinheiro público. A gente está vendo e vai procurar arrumar.", diz o prefeito. Sobre a Secretaria de Saúde, que não tem rampa, ele disse. "Ai você está misturando as coisas. As novas rampas foram feitas em bairros que passaram por recapeamento. A Secretaria de Saúde não passou por isso. Mas lá precisa de uma rampa sim", admite o prefeito.

O Ministério Público informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia ou pedido de investigação das obras das rampas na cidade.

Outros casos

Casos como este não são exclusividade de Carmo da Cachoeira (MG). Em Alpinópolis (MG), rampas de acessibilidade construídas em locais inapropriados no bairro Novo Mundo foram polêmica em 2010. Elas levavam para terrenos baldios, cercas de arame e até um muro. Na época, o prefeito explicou que as obras estavam dentro do planejamento do bairro e que ele estava cumprindo a lei. Mas no Centro da cidade, os deficientes também tinham problemas com a falta de calçadas rebaixadas e com a inclinação inadequada de algumas rampas. O Ministério Público entrou com uma ação contra o município na época.

Segundo o promotor Alan Carrijo Ramos, o processo agora está em fase de instrução, onde o juiz aguarda a apresentação de provas para julgar o caso. Segundo o prefeito Edson Luiz Rezende Reis, nenhuma obra de alteração foi realizada porque as obras, segundo ele, foram construídas de acordo com as exigências da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas.

Ensaio do 'Dança sem barreiras', 1° companhia de dança de cadeirantes de Caruaru

Bom dia...Ficou confirmado...Mais um ensaio para segunda-feira(30/04) do "Dança sem barreiras", 1° companhia de dança de cadeirantes de Caruaru.
'Quem dança o mal se assusta e o preconceito some'
Dança é arte expressão, inclusão e Acessibilidade para todos...
ESTAMOS FELICÍSSIMOS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pessoas com deficiências superam dificuldades e dão exemplo para a sociedade

Educação de surdos em escolas tradicionais ainda é desafio no Brasil

Políticas de inclusão têm tentado corrigir questões históricas no ensino de surdos no Brasil. Excluídos durante muito tempo do processo educativo tradicional, eles começaram, nos últimos anos, a compartilhar as salas com ouvintes em algumas escolas do País. Contudo, a existência de classes mistas, vista como alternativa para integrar crianças e jovens surdos à comunidade, nem sempre funciona. Há relatos negativos, de alunos desmotivados, com dificuldade de aprendizagem e inseridos em ambientes sem infraestrutura adequada. No Dia Nacional da Educação de Surdos, oTerra ouviu relatos que reforçam esse cenário.
Mãe de uma deficiente auditiva, Hozana Rios Dias acredita que os alunos surdos não deveriam dividir atenções com colegas ouvintes. Na classe de sua filha Inara, de 19 anos, há outros três surdos. "Ela não consegue acompanhar. Mesmo com intérprete, tem dificuldade em compreender a matéria, pois seu ritmo é diferente do das outras crianças", diz. A jovem frequenta a Escola Municipal Marília Carneiro, em Goiânia, desde os três anos, quando estudava em uma sala só para crianças surdas. Dois anos depois, foi para a aula tradicional. Hoje, no 8º ano, Hozana defende o retorno de classes especiais para surdos e planeja matricular a filha no Centro Especial Elyisio Campos, escola mantida pela Associação de Surdos de Goiânia, que trabalha a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A psicopedagoga Eloisa Lima faz coro à opinião da mãe de Inara. Mestre em neurolinguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela firma que, quando se trata de aprendizagem, a surdez é a mais complexa entre as deficiências. "O surdo acaba não desenvolvendo também a fala, porque ele não ouve e perde essa base. Isso não acontece com o cego, por exemplo". A especialista explica que deficientes auditivos precisam ser estimulados por outros sentidos, como a visão e o tato. "Se a professora dá uma aula expositiva sem mostrar objetos e componentes do conteúdo, é prejudicial para o aluno ouvinte. Para o surdo é muitas vezes pior", garante.
Para Hozana, o ambiente de uma sala apenas para surdos é melhor. "Se a professora explica a matéria e ela não entende, os colegas surdos podem ajudar. Minha filha gosta muito de estudar e é bastante sociável, mas tem dificuldades em uma turma mista", afirma. Hozana acredita que a presença de um intérprete em sala de aula não é suficiente para dar conta das necessidades dos alunos. Além da cooperação entre colegas, Eloisa destaca a necessidade de a postura em uma sala de aula mista ser diferente. "A criança surda fica nervosa com excesso de movimento, luminosidade, pessoas falando sem ser em linguagem de sinais. Isso desorganiza a cabeça deles. Para aprender, precisam de foco, e esse não é o lugar apropriado", diz.
"Envolver é melhor do que segregar", diz especialista
Para a professora Valéria Cavetta, uma das coordenadoras do projeto Libras na Ciência, da Universidade de São Paulo (USP), separar ouvintes de surdos não é a melhor alternativa para estimular a aprendizagem. "Não sou partidária da separação no contexto da educação formal nem em qualquer outro. É interessante invertermos a problemática. Precisamos nos inserir na cultura dos surdos para compreender não somente o processo de socialização deles, mas também a Libras, como se dá a comunicação e, finalmente, a aprendizagem entre surdos e entre surdos e ouvintes. Acredito que temos mais a ganhar por meio de um trabalho que envolva surdos e ouvintes do que aquele que os segregue", diz.
Valéria enfatiza, no entanto, que a inclusão de surdos na escola comum demanda a elaboração de meios que estimulem a participação e aprendizagem desses alunos. Além do ensino regular, a professora explica que os deficientes auditivos devem ter acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), um período adicional de horas de estudo. Além de momentos em que os conteúdos são ministrados em Libras, preferencialmente por um professor surdo, o AEE trabalha o ensino da língua específica e de Português, em aulas especiais para alunos com deficiência auditiva.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2010, 71.283 alunos deficientes auditivos, surdos e portadores de surdez e cegueira estiveram matriculados na educação básica, tanto em classes regulares quanto em escolas ou turmas de ensino especializado. Até 2015, todos os cursos de licenciatura e pedagogia brasileiros deverão contratar um profissional de Libras. O objetivo é auxiliar na formação dos futuros professores da educação básica.
Fonte: Terra.com

Mensagem do Papa Bento XVI em relação ao aborto de criança que nasce sem cérebros (Anencéfalos)

"A deficiência diagnosticada da criança não pode ser motivo para abortar, por que também a vida com deficiência é apreciada por Deus e porque nesta terra ninguém pode ter a certeza de viver sem limites físicos e espirituais"

Bento XVI

SEAD promove cursos sobre Elaboração e Gestão de Projetos Sociais

Por Marinna Duarte
A iniciativa contempla as associações e entidades que trabalham
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) promove curso de "Elaboração e gestão de Projetos Sociais" para as associações e entidades de pessoas com deficiência. O objetivo da ação é aperfeiçoar as técnicas de mobilização de recursos a partir dos editais e projetos de incentivo

O curso será realizado em dois módulos nos dias 19 e 20 de abril, e nos dias 03 e 04 de maio, no Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco- CEFOSPE, com carga horária de 60 horas, com certificado entregue ao final. Já foram inscritos mais de 14 entidades, e cada associação inscrita pode enviar dois representantes para participar. Os interessados devem procurar a coordenação de empregabilidade pelo telefone 3183-3222.

domingo, 22 de abril de 2012

BB já contratou R$ 1,5 milhão em crédito para compra de bens que facilitam vida de pessoas com deficiência

O Banco do Brasil emprestou, até o último dia 13, R$ 1,5 milhão para a compra de bens e serviços que facilitem a vida de pessoas com deficiência. A linha foi lançada pelo banco em fevereiro deste ano, depois de aprovação do Conselho Monetário Nacional.

Entre os bens que podem ser financiados estão cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), ampliadores de imagem, computador portátil braille e equipamentos de adaptação para veículos automotores. Para conferir a lista de bens que podem ser financiados, o interessado pode ir a uma agência do banco ou consultar o site.

Para ter acesso ao crédito, é preciso ser cliente do banco com limite de crédito aprovado, ter renda mensal bruta de até dez salários mínimos e limite de crédito disponível. A taxa de juros é 0,64% ao mês e o prazo para pagamento vai de quatro a 60 meses. O financiamento pode chegar a até 100% do valor do equipamento que beneficiará a pessoa com deficiência, no valor de R$ 70 a R$ 30 mil.

Antes de contratar o empréstimo, o cliente deve comprar o produto no estabelecimento comercial e pedir a nota fiscal em seu nome. Depois, é preciso levar a nota fiscal na agência para contratar a operação. Além da nota fiscal, é preciso ter em mãos os documentos pessoais como identidade, CPF, comprovante de renda e comprovante de endereço. Segundo o BB, uma dica é pedir desconto na hora da compra do bem, já que será pago à vista.

No último dia 19, o governo publicou no Diário Oficial lei com o valor da subvenção econômica de até R$ 25 milhões por ano para que instituições financeiras oficiais forneçam crédito para pessoas com deficiência. A lei permite ao governo subsidiar empréstimos para que pessoas com deficiência possam adquirir equipamentos, com recursos do microcrédito. Atualmente, os bancos são obrigados a destinar 2% dos depósitos à vista para o microcrédito. Agora, parte dos recursos pode ser destinada a esse tipo financiamento.
Fonte: Agência Brasil

Um dia em cadeira de rodas para alertar a população

Tavira foi palco durante a manhã deste sábado de uma iniciativa com o principal objetivo de alertar as entidades e população em geral para as dificuldades com que os deficientes se deparam no dia-a-dia para percorrer as ruas da cidade.

A ação que se intitulou: «Um dia de cadeira de rodas na cidade de Tavira», teve como mentora Elsa Ramos, em colaboração com o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR SUL) e a Câmara Municipal de Tavira, com uma adesão de cerca de 40 pessoas.

Os participantes aproveitaram para percorrer o centro da cidade e o castelo em cadeiras de rodas e, ao mesmo tempo, inteirarem-se das condições, sensibilizando a população e os políticos para as dificuldades de acessibilidade na cidade. Outro dos objetivos é o de encontrar alternativas para melhorar o estado dos acessos para quem tem que se deslocar numa cadeira de rodas.

Elsa Ramos ficou satisfeita com a adesão das pessoas, espera não repetir a iniciativa se a autarquia melhorar as condições de acessibilidade.

«O pavimento e os acessos estão mal feitos e são as maiores adversidades, pois não se adaptam para quem usa cadeiras de rodas. As ruas estão muito desniveladas, têm muitos buracos que dificultam as nossas manobras», lamenta Elsa Ramos. 
Fonte:Abola.PT

Não desista

"Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória." Deus Abençoe a todos !!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Menina que nasceu sem as mãos ganha concurso de caligrafia nos Estados Unidos

Matéria do surgiu.com.br
Annie Clark nasceu sem as mãos e ganhou um concurso de caligrafia nos EUA


Uma menina de 7 anos que nasceu sem as mãos ganhou nesta quarta-feira (18) um prêmio de caligrafia nos Estados Unidos. Annie Clark, que estuda em uma escola da região de Pittsburgh, foi a primeira ganhadora da premiação Nicholas Maxim, concedida por uma editora.


Além de escrever, a garota também aprendeu a pintar, desenhar e colorir. Annie também nada, se veste, come e abre latas de refrigerante sozinha. A menina, que também consegue usar o iPod touch e computadores sem ajuda, quer escrever um livro sobre animais no futuro.


Annie foi adotada por Tom e Mary Ellen Clark e tem oito irmãos –cinco deles, adotivos. Ela, assim como os irmãos, são chineses. Quatro dos adotivos têm deficiências que afetam as mãos ou os braços. Outras duas irmãs de Annie, Alyssa, 18, e Abbey, 21, têm síndrome de Down.


“Nós não estávamos procurando adotar crianças com necessidades especiais, mas foi o que aconteceu”, disse Mary Ellen. “Essa foi a família que Deus quis que tivéssemos.”

Bicicleta ergométrica para 'cadeirante', e o preço muito caro, como muitos dos equipamentos para as pessoas com deficiência.

Matéria do blog do cadeirante


Uma das coisas que mais recomendo a cadeirante é praticar esportes. Na verdade, é uma recomendação que faço a qualquer pessoa, pois pratiquei esportes minha vida toda e sempre colhi muitos benefícios por isso. O esporte deixa a gente mais disposto, mas animado, mantém a forma e a aparência, e o corpo funciona melhor para tudo. Um dos grandes problemas que os cadeirantes enfrentam é a obesidade, que traz junto uma série de problemas que podem levar até à morte.
Só que para um cadeirante praticar esportes é preciso contornar alguns empecilhos, como a locomoção até um lugar adaptado, utilizar equipamentos adaptados, além de precisar sempre de locais apropriados, como quadras, ciclovias, galpões, etc. Para contornar tudo isso e possibilitar a prática de exercícios a qualquer momento sem precisar ajuda de ninguém, tem surgido soluções como esta aí de cima, o Krankcycle. Resumindo, ele é uma handbike ergométrica, ou seja, uma handbike fixa que permite variar o peso dos pedais e a força que é realizada. Quem nos brinda com um relato completo e fotos do Krankcycle é o Gregori, de Lages/SC, que já deu outras contribuições aqui no blog.

Efetuei a compra pela empresa importadora Johnson Health Tech Brasil, a entrega foi feita dentro do prazo combinado, e o valor do equipamento é R$ 5.200,00, um valor bem salgado. O produto vem de forma fácil de montar e em meia hora meu cunhado montou para mim, o produto tem 67 quilos, e a tecnologia usada foi desenvolvida nos Estados Unidos para atletas que necessitam melhorar a capacidade cardio-respiratória, sem ter que usar as pernas.
Segundo estudos realizados é possivel perder de 9 até 14 calorias por minuto de exercicio, o que em 1 hora pode variar de 540 até 840 calorias, dependendo da intensidade e ritmo do exercício. Estou usando um relógio com monitor cardíaco para fazer os exercicios e em seis minutos já consigo entrar na faixa cardiaca ideal para mim. A conta é feita da seguinte forma: 220 menos a idade = faixa de batimento cardíaco. Como tenho 34 anos, meus batimentos cardíacos máximos são de 186 batidas por minuto.

Como eu estava há bastante tempo sem me exercitar, o preparador físico indicou usar na faixa de 60% até 80% dos batimentos, ou seja, de 112 até 150 batidas por minuto. Nessa faixa cardíaca, estou perdendo 11 calorias por minuto ou 660 calorias por hora, o que é bastante coisa.
O Krankcycle é muito gostoso de fazer, faz pouco barulho e pode ser usado por toda a familia pois ele vem com um banco removivel facil de tirar e colocar. Estou conseguindo perder um quilo por semana, fazendo 40 minutos de exercício por dia e cuidando da alimentação, minha meta é perder mais seis quilos, e quando chegar na meta mando uma foto atualizada rsrsrsr.


Uma curiosidade para quem precisa perder peso ou manter peso, um quilo de gordura tem 7.700 calorias. Cuidando da alimentação e fazendo 40 minutos de exercício aeróbico por dia, em um dia pode se perder 1.200 calorias, ou seja, 7.700 dividido por 1.200 = 6,4 dias para perder um quilo.

Muito bacana o equipamento, mas infelizmente é muito caro (como tudo para cadeirante). Mas se configura em uma ótima alternativa para se exercitar. Ah, e aguardamos a foto do Gregori quando atingir seu objetivo!

Minha força vem de Deus


Bom dia...minha força vem de Deus...Obg a todos, os amigos, família e empresas colaboradoras, pelas mais de 2.000 exibições no youtube e no meu blog se aproxima de 30.000 visualizações...O senhor é a nossa força
Compartilhem eu agradeço...


Feliz feriado pra todos

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sport terá vôlei para deficientesPresidente da Confederação Brasileira visitou a Ilha do Retiro


Presidente da Confederação Brasileira (de branco) em visita ao Sport
Apesar de o carro-chefe ser o futebol, o Sport Club do Recife sempre abre espaço para várias outras modalidades esportivas. Vôlei, futsal, basquete e natação, por exemplo, são modalidades vencedoras na Ilha do Retiro. E a partir de agora, o departamento de esportes amadores ganhará mais um “braço”. É o vôlei para deficientes.
Na última quarta-feira, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes, Amauri Ribeiro, veio ao Recife para visitar as instalações de onde será realizado o 10º Campeonato Brasileiro de clubes de Voleibol Sentado. Aproveitando a oportunidade, ele também também foi conhecer a estrutura da Ilha do Retiro, já que o Sport será um dos polos da modalidade no Nordeste.
Amauri Ribeiro foi jogador de vôlei da seleção brasileira. Ele jogou os Jogos Olímpicos de Moscou, foi vice-campeão mundial em 1982, campeão dos Jogos Pan-americano em 1983, medalha de prata em 1984 e campeão Olímpico em 1992, em Barcelona. Encerrou sua carreira em 93 e atualmente é presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes.
A EQUIPE
O Sport entra na modalidade com uma equipe já montada. E ela vem de uma história curiosa. Como o nome já diz, a Associação Pernambucana de Futebol para Amputados (APFA) foi criada para a prática do esporte mais popular do mundo. No entanto, com a falta de adeptos, passaram a jogar o “vôlei sentado”. E deu certo. Com isso a AFPA procurou o clube rubro-negro para propôr a parceria. Eles entrarão com a equipe, enquanto o Leão dará ajuda de custo e toda a estrutura para treinos e jogos.
O presidente da AFPA, Diogo Rabelo, também esteve presente junto com Amauri Ribeiro na visita à Ilha do Retiro. “Essa parceria com o Sport será muito importante. Vai agregar a bandeira do Sport com uma equipe que já existe e motivar ainda mais esses atletas. Vamos encontrar o apoio necessário aqui”, comentou Rabelo.
O NOVO ESPORTE
O vôlei sentado é um esporte que pode ser praticado por homens e mulheres com alguma deficiência física ou de locomoção. Cada equipe joga com seis atletas, e a quadra mede 10m x 6m. A rede fica à uma altura de 1,15m. A dinâmica do jogo segue a do vôlei convencional, com a disputa em melhor de cinco sets de 25 pontos cada.
Fonte: Sport Clube do Recife...

Governo libera crédito de até R$ 25 milhões para pessoas com deficiência de baixa renda

Do R7


Dinheiro virá do Orçamento e será destinado à compra de produtos e serviços específicos


O governo federal liberou uma linha de crédito específica para pessoas com deficiência que tenham renda mensal de até dez salários mínimos (R$ 6.220). Ao todo, serão liberados até R$ 25 milhões por ano e o dinheiro virá do Orçamento da União, segundo texto publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União. 

O dinheiro da linha de empréstimo deve ser usado “exclusivamente para adquirir bens e serviços de tecnologia”, destinados a ajudar pessoas com deficiência. Por exemplo, cadeiras de roda e sessões de fisioterapia. 

Os interessados poderão pedir o empréstimo nos bancos — no texto, não há uma lista das instituições financeiras que poderão repassar o dinheiro. No entanto, os bancos federais — como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal — farão parte do processo. 

O Ministério da Fazenda será responsável por definir a taxa de juros e demais encargos para a utilização do crédito. A escolha da taxa de juros “deverá levar em consideração a renda do mutuário, com previsão de custos efetivos menores para aqueles de renda mais baixa”, segundo a nova lei.

Hospital das Clínicas de SP faz transplante de cartilagem do joelho

Jornal Nacional, Globo

O joelho é uma das partes do corpo mais sensíveis. O médico que fez a operação explica que o transplante evita o problema da vida útil da prótese.


O Hospital das Clínicas de São Paulo começou a fazer um transplante de cartilagem do joelho.
Seu joelho já doeu hoje? Essa parte do nosso corpo é das mais sensíveis. “Eu tive a queda e sinto muita dor”, conta a guarda municipal Eleani Rieg.

Mas tem caso que só é resolvido com prótese. O da estudante Mariza Santos Guimarães seria mais um. Os remédios para leucemia provocaram uma lesão no joelho esquerdo dela.

Doía bastante, eu não conseguia andar direito porque eu sentia fortes dores no joelho”, lembra.

Em vez de colocar a prótese, ela foi uma das primeiras pessoas no Brasil a passar por um transplante no joelho. A cartilagem, camada branca que protege a articulação, estava toda machucada. Uma parte do osso já tinha se desgastado. A equipe do Hospital das Clínicas colocou um pedaço de osso e a cartilagem de um doador.

O médico que fez a operação explica que o transplante evita o problema da vida útil da prótese que dura de dez a 20 anos.

“O problema de várias trocas no paciente jovem é que existe o risco de infecção e sequelas de problemas em todas as cirurgias ao longo do tempo”, explica o ortopedista Luís Eduardo Tirico, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mas o uso dessa técnica esbarra em um obstáculo: a dificuldade para conseguir doadores de tecido no Brasil - no caso, a cartilagem. Ossos e tendões são tecidos usados há vários anos para corrigir fraturas, por exemplo, e não é fácil achar doadores.

Em 2011, entre mais de dois mil doadores de órgãos no estado de São Paulo, menos de 200 doaram o tecido ósseo. Só em 12 casos as doações puderam ser aproveitadas. Para os médicos, o problema é a falta de informação.

“O fantástico de quando você doa cartilagem, osso e tendão é que você consegue beneficiar mais de 10, 20 pacientes que são receptores. É importante para as pessoas que estão aguardando esse tipo de tratamento”, acrescenta o ortopedista.

Pesquisas têm resultados promissores sobre paralisia cerebral

Jornal Nacional, Globo


Médicos de universidades americanas conseguiram reverter inflamações no cérebro por conta da falta de oxigenação através da nanotecnologia.

O anúncio de uma descoberta médica mostra os resultados muito promissores de pesquisas realizadas em universidades americanas sobre a paralisia cerebral.


A paralisia cerebral em bebês é provocada muitas vezes pela falta de oxigenação no cérebro durante a gestação ou o parto. Dependendo da área atingida, ela pode comprometer a coordenação motora, a fala, a visão e a audição.


É comum as áreas afetadas pelas lesões inflamarem, o que piora ainda mais o quadro. Foi esse processo de inflamação que os médicos de universidades americanas conseguiram reverter usando uma nova técnica: a nanotecnologia, área da ciência que estuda a matéria em uma escala equivalente a menos de um milésimo da espessura de um fio de cabelo.


Os cientistas injetaram em coelhos recém-nascidos moléculas chamadas dendrímeros. Elas funcionam como veículos capazes de atravessar as barreiras do cérebro e levar o remédio às células afetadas pela inflamação.


Em cinco dias houve uma melhora grande na locomoção e também na força muscular dos animais com paralisia cerebral. Os cientistas agora querem ver se esses resultados positivos nos recém-nascidos vão permanecer na idade adulta.


O Jornal Nacional conversou pela internet com dois dos médicos responsáveis pelo estudo. A doutora Sujatha Kannan é pesquisadora da Universidade Johns Hopkins, referência nos Estados Unidos na área de medicina. Segundo ela, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhor o resultado.



“Assim, o desenvolvimento do cérebro é menos afetado pela inflamação, preservando a maioria das funções”, diz ela.
Segundo o doutor Rangara-manujam Kannan, que também é pesquisador da universidade, ainda não é possível prever quando essa técnica poderá ser aplicada em humanos. Mas o objetivo, diz ele, é usar esse novo método da maneira mais segura e rápida possível.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Boa tarde...'Sem politicagem', temos que fazer política com responsabilidade, chega de adoração mítica pra o lado, A,B e C.

Fui convidado pela secretária de politicas sociais de Caruaru,Martha Melo. Para a inauguração de novos equipamentos de fisioterapia e reabilitação no CAPD-Centro de atendimento as pessoas com deficiência, estarei lá com maio prazer do mesmo jeito que cobro, reconheço e agradeço....

Parabéns...poder público

Entenda a doença neurológica do ator Guilherme Karan

Camila NeumamDo G1, em São Paulo

Síndrome de Machado-Joseph se caracteriza pela perda de movimentos.
É hereditária e pode ser amenizada com fisioterapia.


O ator Guilherme Karan, famoso por personagens cômicos e longe da TV desde 2005, quando participou na novela "América", vive isolado em sua casa no Rio há meses, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal Extra (leia a reportagem)

Em entrevista ao jornal, o pai do ator, Alfredo, diz que Guilherme sofre de uma doença neurológica degenerativa rara, a síndrome de Machado-Joseph. "Ele herdou da mãe. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não", disse Alfredo ao Extra.

A enfermidade é desconhecida pela maioria dos brasileiros. Sua principal característica é a perda dos movimentos até o ponto do portador precisar de uma cadeira de rodas para se locomover, disse ao G1 a neurologista Eliana Meire Melhado, membro da Academia Brasileira de Neurologia.

"É uma doença [...] que vem dos portugueses. Por ser genética, dá para saber antes de nascer. Se houver mais casos na família, é indicado o aconselhamento genético", explica a neurologista.

O nome da enfermidade é uma homenagem ao cientista que a classificou entre as doenças neurológicas.

Entre os sintomas mais comuns está a falta de equilíbrio, e por isso a síndrome é conhecida popularmente como "doença do tropeção". Outros sintomas são a perda dos movimentos e o impedimento de continuar em pé.

Segundo Melhado, como a doença é progressiva, os sintomas aparecem lentamente. Por isso o mais indicado é, a partir do diagnóstico, fazer exercícios físicos, fisioterapia e hidroterapia para evitar que se chegue ao ponto de precisar da cadeira de rodas.

"Mesmo se chegar a cadeira de rodas, deve-se continuar com a fisioterapia. Em casos mais leves a pessoa pode até melhorar. Mas, geralmente, quando se chega a esse ponto a pessoa não volta mais a andar", explica.

Não há medicação específica para tratar a doença e o paciente tende a morrer de complicações. Mas quanto mais fisioterapia fizer, melhor se torna a qualidade de vida desse paciente.

Ator está deprimidoDe acordo com a notícia publicada no Extra, Karan sofre de problemas na coluna e recebe a ajuda de dois enfermeiros e de um fisioterapeuta. "Ele não quer falar com ninguém. Está deprimido. E é um ponto de vista que temos que respeitar. Eu, como pai, compreendo e dou toda a assistência que posso", disse Alfredo ao Extra.

Tradução