domingo, 31 de julho de 2011

Participe da campanha para acabar com os impostos sobre produtos para deficientes



Nos ajude a corrigir essa distorção no sistema tributário brasileiro, nós q temos deficiência pagamos os mesmos impostos em produtos importados para melhorar nossa ACESSIBILIDADE. Existe um projeto de lei para temos isenções.Participem dessa nossa luta....queremos colher assinaturas para melhorarmos nossa qualidade de vida.

É só clicar aqui e participar: http://olhardigital.uol.com.br/euassino

Obrigado pela força

sábado, 30 de julho de 2011

Curso de libras está com inscrições abertas em Caruaru

Matéria do JC NE



Os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem se inscrever para o curso oferecido pelo Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência (CAPD) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O curso com início previsto para o próximo dia 8, é gratuito e tem duração de quatro meses com aulas às segundas-feiras, das 13h às 16h, e às quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16 h.

O curso tem como objetivo promover acessibilidade às pessoas com surdez, para que no momento que eles cheguem a um desses órgãos possam ser atendidas por pessoas capacitadas na língua de sinais.Podem participar das aulas professores da rede municipal e estadual de ensino, familiares dos deficientes auditivos ou pessoas do convívio, arte educadores da saúde, recepcionistas dos hospitais públicos e instituições especializadas que trabalhem com este público.

Os interessados em participar devem se dirigir ao Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência, localizado na rua Deodolino Tavares, 191, Maurício de Nassau, munidos de cópia do RG, CPF, comprovantes de residência e documentos que atestem que o participante se encaixa nos requisitos exigidos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, PARTICIPA DA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CARUARU-PE.

Neste momento à vice-presidenta da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, Mísia Gouveia participa da V III CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CARUARU. A nossa parceira já sugeriu nos debates que os trabalhadores do SUAS-SERVIÇO ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, seja mais capacitados para atender as pessoas com deficiência.
EDILENE E MÍSIA
CICERA COORDENADORA DO CAPD, MARTA MELO-SECRETÁRIA DE POLITICAS SOCIAIS DE CARUARU E MÍSIA-VICE PRESIDENTA DA ADCC

sábado, 23 de julho de 2011

Grupo de dança com pessoas com deficiência de Caruaru.

Eu e os cadeirantes da ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, à ACACE-ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE CEGOS o CAPD-CENTRO DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, com o apoio da secretaria de politicas sociais e prefeitura de Caruaru. Começamos na última segunda feira (18), um curso de dança que futuramente vamos virar dançarinos...Eu mesmo já dei algumas entrevistas na mídia dizendo que se existisse reincarnação, que eu não acredito, porém respeito todas as crenças...eu queria nascer forrozeiro ou dançarino, é bom demais dançar.

O nosso segmento tinha sempre vontade de formamos um grupo para aprender a dançar...chegou a oportunidade. Participaram da foto do 1° dia: Zefinha, Marileide, Eu, Wallison, todos da ADCC, Fátima Gomes-cadeirante e paceira de inclusão, Janduir-nosso professor de dança, Geisiane-fisioterapeuta e Suani-psicóloga.

Estamos bastante felizes e breve se Deus quiser formaremos uma quadrilha...

Quem quiser participar do curso é só ligar pra mim: (81) 3041-0227

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Debate sobre Acessibilidade e Democratização da Cultura em Garanhuns-PE

O debate foi muito enriquecedor, foi falado sobre ACESSIBILIDADE no geral:urbanização arquiteta, transporte,lazer, esporte,cultura......Um episódio que marcou, foi um invento de um instrumento, o METRÔNOMO que facilita ao surdo tocar músicas. O criador é batman...kkk sem super poderes, porém com muita criatividade.

Participaram do debate, à secretária de desenvolvimento social e direitos humanos de Pernambuco, Laura Gomes,representantes de entidades de apoio à pessoa com deficiência de Garanhuns e outros municípios de Pernambuco , governamental e não governamental, e sem esquecer nossas parceiras e amigas da secretaria de desenvolvimento social, ROSE E LÚCIA.



terça-feira, 19 de julho de 2011

Audiodescrição no Camarote da Acessibilidade no Festival de Inverno de Garanhuns-PE

Matéria do blog da Audiodescrição

Camarote da acessibilidade é instalado no Festival de Inverno de Garanhuns

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, traz como novidade este ano no Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, o Projeto Inverno com Inclusão: Festival de Cidadania”. Oficinas, apresentações culturais e o Camarote da Acessibilidade, estarão disponíveis para quem for prestigiar o evento que tem como principal objetivo, sensibilizar a sociedade pernambucana para a importância da garantia de direitos e da cidadania.

Segundo a secretária da SEDSDH, Laura Gomes, que estará sábado no Camarote da Acessibilidade, incluir as pessoas com deficiência por meio de atividades de cultura e lazer é uma das linhas de ação da SEDSDH. Tendo em vista isso, essa ação vem ocorrendo desde o carnaval de 2011 com a inovação do Camarote da Inclusão que beneficiou foliões com deficiência oriundos de todas as regiões do Estado. E, durante o período da páscoa, foi realizado o evento Paixão Pela Acessibilidade que garantiu aos expectadores cegos e com baixa visão serviços de guia e audiodescrição do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Além da participação no São João de Caruaru.

Confira a programação de atividades que serão realizadas para os portadores de necessidades especiais durante o evento:

DataAtividadeHoraLocal
16 e 17Oficina de Acessibilidade: Audiodescrição na peça de teatro CaetanaTarde 14h às 18hEscola Estadual Don Juvêncio Brito
18Apresentação Cultural – Percurssão – Maracatu Centro da JuventudeTarde 14hUPE
18 e 19Oficina: Literatura de Cordel com a temática: Cuidado como forma de prevenção às drogasTarde 14h às 18hUPE
18,19 e 20Oficina Acessibilidade: LibrasTarde 14h às 18hUPE
21Oficina: Mediação de ConflitoManhã 9h às 12h / Tarde 14h às 17hUPE
21Dança de CadeiranteNoite 19hPonto de Cultura
21Oficina: Todos Com a Nota – Modo SolidárioManhã 08h às 12h / Tarde 14h às 18hUPE
21 e 22Oficina de Arte Educadores em Direitos HumanosTarde 14h às 18hUPE
22Oficina de Igualdade de RaçasTarde 14h às 18hComunidade Quilombo Castanhinho
  • UPE: Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105 – Magano -Garanhuns – PE
  • Escola Estadual: Rua Pedro Rocha, 105 – Heliópolis – Garanhuns
  • Ponto de Cultura: Próximo a Ferreira Costa – Centro

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chão de giz, ZÉ RAMALHO CANTOU! Só assisti, por causa do meu amigo cego, TIÊGO.

Estava no dia 26 de junho de 2011 em um domingo, no CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE! Show de ZÉ RAMALHO! Pense no show de qualidade....Ele o Zé já tinha cantado, Admirável gado novo, A um brilho de faca, Avohai, Eternas ondas....porém, à minha música preferida é "CHÃO DE GIZ", fala muito ao meu coração e serve como antídoto para minha alma, gosto de mais....

Ele não tinha cantado, só cantou quando resolvi ir ao banheiro, estava apertado....ia sozinho mas, meu amigo TIÊGO, DEFICIENTE VISUAL (CEGO), perguntou se poderia me ajudar a me conduzir e se eu confiava no motorista? Respondi que claro que sim...agora, se na hora que a gente tivesse lá em baixo, no banheiro, começasse a tocar, CHÃO DE GIZ! Íamos ter que virarmos, foguetes.

E não é que.... quando, eu estava na metade do XIXI, começou a tocar! TIÊGO GRITOU AVISANDO...CHÃO DE GIZ, FERNANDO...desliguei à torneira, coloquei as calças e pulei na cadeira de rodas, e disse...TIÊGO abre a porta puxa a cadeira de ré mais ou menos um metro, entra a esquerda, mais ou menos sessenta centimentros, segue reto, só quatro palmos....e vira a esquerda, dois palmos, segue reto uns três metros, vira à direita, atira e sobe acompanhando a bala.....eita carreira viu, foi muito emocionante! O pessoal do CAMAROTE, ficou admirado e pasmo com a carreira que chegamos...coloquei o pé na rodinha da frente frei a tempo a cadeira, comeu um pedaço da minha alpercata e não atropelamos ninguém, chegamos a tempo.

Depois no final sorrimos de mais..ficamos muito felizes...O TIÊGO me agradeceu bastante por eu ter confiado nele, eu disse a ele que é que tinha que agradecer pelo piloto de formula 1 que ele é.


O TIÊGO É ESSE DA FOTO, QUE ESTÁ DO ME LADO DIREITO E DO MEU LADO ESQUERDO, MEU CUNHADO, DIOGENES!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Participe e concorra a um sorteio de uma Camisa do CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE, SÃO JOÃO DE CARUARU

Participem do meu blog, faça algum comentário em qualquer matéria e concorra a um sorteio de uma camisa do CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE, SÃO JOÃO DE CARUARU.

Enviem seu e-mail e telefone para: fernandonenevess2008@hotmail.com ou liguem: (81) 3041-0227

Obrigado...."SEM ACESSIBILIDADE NÃO EXISTE LIBERDADE"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Descaso com outra cadeirante, Virginia Santos.Culpa da saúde pública!

Agora sabemos de outro caso que o TFD (TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO), não está sendo cumprido. Lembram q eu entrevistei aqui no blog uma cadeirante chamada VIRGINIA SANTOS?É só clicar aqui: http://nandoacesso.blogspot.com/2011/04/simples-acidente-de-rede-deixa-jovem-de.html. Essa minha amiga também sofre com o descaso da saúde pública! Depois que ela leu à matéria de nossa amiga YOKO FARIAS:http://nandoacesso.blogspot.com/2011/07/descaso-com-cadeirante-yoko-fariasculpa.html. Passou um depoimento pra mim no meu Orkut, confiram na integra....

Palavras de VIRGINIA SANTOS... eu tambem estou sendo negada pelo TFD realmente ta muito compricado pois faz dois anos que estou lutando pra eles me liderar diz a YOKO que eu estou a mais de 2 anos lutando pra ser liberanda tambem e esta muito dificiel mais assim que eu chegar de sao paulo eu vou atraz pra tentar novamente ser liberanda

sábado, 9 de julho de 2011

Descaso com a cadeirante YOKO FARIAS,culpa da saúde pública do Recife!

Minha amiga YOKO FARIAS! Que conheci no CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE, postou no seu FACEBOOK, Leiam na integra....

Absurdo e descaso à saúde pública do Recife: Como todos sabem que sou paciente da Rede Hospital SARAH KUBITHECK/Brasília e fui NEGADA pelo TFD/Recife (tratamento fora domiciliar) – é um benefício garantido por lei que dá o direito a passagens aérea para a pessoa com deficiência e seu acompanhante- mas o detalhe é tenho um laudo médico conveniado ao SUS que diz: NÃO HÁ CENTROS DE TRATAMENTO ESPECÍFICOS PARA LESADO MEDULAR NO ESTADO DE PE COM SERVIÇO MULTIDICIPLINAR COMO FISIOTERAPIA, UROLOGIA, PSICOLOGIA, NEUROLOGIA, CIRURGIA, ORTOPEDIA INTEGRADOS, ou seja, se não há tratamento aqui em Recife, é garantido por lei a liberação das passagens para um centro médico hospitalar. Essa é uma síntese da carta que relato ao Ministério Público e gostaria, por favor, que compartilhassem ou ´´não curtir´´ aqui no facebook bem como a sociedade civil se unissem para levantarmos essa questão que diz respeito aos direitos da pessoa com deficiência. Vamos nessa, lutarmos e unirmos mais uma vez na corrente do bem! Obrigada,
Yoko Farias

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vem ai a semana da "PESSOA COM DEFICIÊNCIA"!

Na última segunda-feira (04), se reunimos com a SEAD-SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, CAPD-CENTRO DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA, aqui de Caruaru, ACACE-ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE CEGOS,ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, representantes de outras entidades do Agreste: Altinho, Bonito, Barra de Guabiraba e Camocim. Com o objetivo de se organizarmos para À "SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA" que acontecerá de 21 à 28 de Agosto.

Breve postarei mais assuntos da SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA....

terça-feira, 5 de julho de 2011

Arrombaram o banheiro do CADEIRANTE no CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE, SÃO JOÃO DE CARUARU.

Durante o funcionamento do Camarote da ACESSIBILIDADE, no SÃO JOÃO DE CARUARU 2011, o cadiado do BANHEIRO com o simbolo internacional da ACESSIBILIDADE foi arrombado e peguei três "CIDADÃOS" usando , dois eram que estavam em outros CAMAROTES e um SEGURANÇA que trabalhava! Fiquei indignado e conversei com as três pessoas educadamente, falando da nossa necessidade.... me pediram mil desculpas....eu aceitei....porém fui denunciar a ouvidoria do estado que tinha uma representação no CAMAROTE. Doravante tudo foi resolvido, tiveram que colocar um vigia!

Achei um absurdo quem estava usando o banheiro e quem arrombou! Quem arrombou não vi....
Mas, se tratando de um evento inclusivo, CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE e tudo mais...E olha que a maioria das pessoas que vão a CAMAROTE dizem que têm mais educação, são de classe média e alta...

Entretanto esquecendo essa aberração o CAMAROTE foi um SUCESSO.

Mais imagens de pessoas Ilustres no "CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE", SÃO JOÃO DE CARUARU

EU, DIOGENES-VENDEDOR COMERCIAL E FLÁVIA ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO
EU E KARLA JULIANA, ESTUDANTE DE RECURSOS HUMANOS EM OLINDA-PE
EU E O REPÓRTER EDVALDO MAGALHÃES
EU E A SECRETÁRIA DA ADCC-ASSOCIAÇÃO DOS CADEIRANTES DE CARUARU, MARILEIDE DA SILVA
WALISSON, SÓCIO DA ADDC E ADOLFO JOSÉ, EMPRESARIO E VEREADOR DE CARUARU
LAURA GOMES, SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DE PENAMBUCO
MAGNO MARTINS, CIENTISTA POLITICO
ANDERSON DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETE


MARTA VELOSO, ESCRITORA ME PRESENTEOU COM SEU LIVRO, SAGA, POESIA E CONTOS! INCLUSIVE ESTOU LENDO......

Breve postarei mais fotos.....muita gente boa prestigiaram o nosso CAMAROTE! Quem tiver foto do Camarote e quiser enviar pra me postar, fiquem a vontade é que muitas que eu mandei meus amigos tirarem não prestaram.













Tradução