sábado, 30 de novembro de 2013

Moda inclusiva: participantes criam looks para pessoas com deficiência


Brasileiros cadeirantes completam caminho de Santiago de Compostela

Equipe dos Handgrinos, em frente à Catedral de Santiago de Compostela

Dois cadeirantes e um plano ambicioso: percorrer o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Uma rota mística de mais de 700 quilômetros – normalmente feita a pé ou de bicicleta.

Mas para Evandro e Josimar o caminho vai ser diferente.

“Hoje nós pegamos com muito frio, com muita chuva, deu até tremedeira na hora de sair ali”, relatou Evandro Bonocchi.
Evandro e Josimar usaram bicicletas adaptadas para pedalar com as mãos. Também contaram com a ajuda de um grupo de ciclistas.
“Em muitas partes do caminho a gente contou com duas bikes cada um, guinchando a gente”, conta Evandro.

O Evandro ficou paraplégico depois de um acidente de moto, há oito anos. Josimar, depois de um acidente de carro, em 2003. Se conheceram e ficaram amigos em São José dos Campos, cidade onde moram no interior de São Paulo.

Em setembro deste ano, Josimar embarcou no antigo sonho de Evandro. “Eu tive notícia desse caminho há 17 anos. Um amigo contou para mim e eu fiquei encantado”, diz Evandro.

“Ele me convidou e eu aceitei. Eu gosto de fazer força. Eu gosto de desafio”, conta Josimar Sena da Silva.
Nossos viajantes registraram a aventura. Veja no vídeo. Descidas perigosas também deram trabalho. Mas nada que desanimasse a dupla. Eles dormiram em albergues – alguns próprios para cadeirantes.
No caminho, eles cumpriram alguns rituais. Teve até uma benção especial, de uma espécie de monge.
Na chegada a Santiago de Compostela, um último imprevisto: uma escadaria, vencida com ajuda dos amigos. E, finalmente, a euforia toma conta.



Fonte-Fantástico 

Lei que garante estacionamento rotativo gratuito para Pessoas com Deficiência entra em vigor

Permanência na vaga é garantida por três horas, mediante apresentação de credencial em local visível no automóvel.

Pessoas com deficiência já podem estacionar gratuitamente em qualquer vaga dos estacionamentos rotativos de Vila Velha. É o que garante a Lei nº 5.435/2013, proposta pelo vereador Ricardo Chiabai (PPS), que acaba de entrar em vigor no município.

“Agora, eles poderão estacionar em qualquer vaga durante o período máximo de três horas. No entanto, para o cidadão aproveitar o benefício, deverá apresentar sua credencial de deficiente em local visível, dentro do veículo”.

Segundo Chiabai, as pessoas com deficiência já tinham a gratuidade no sistema rotativo digital, mas apenas para usar vagas específicas (sinalizadas). De acordo com ele, é fundamental que as pessoas com deficiência conheçam este direito e possam usar o benefício no dia a dia.

O vereador informou que aqueles que ainda não possuem a credencial de deficiente, deve requerer o documento na Sala de Atendimento Comunitário, ao lado da entrada principal da Prefeitura de Vila Velha. Para isso, é necessário apresentar laudo medico atualizado (até seis meses), com indicação da Classificação Internacional de Doença (CID); documento de identidade do requerente ou do responsável legal; e comprovante de residência em nome do requerente ou do responsável legal.

Fonte: Século Diário e Fernanda Zago

Padrasto abusa sexualmente de Enteada, uma Criança Deficiente, Mãe coloca câmera e pega o companheiro.

Assista vídeo

Se a gente não rir morre por causa do estresse kkkkkkkkkkkkkkk

O Cadeirante e humorista,Brício Loureiro conta um pouco da sua história e se apresenta no seu primeiro show de humor. É muito engraçado ele faz humor com sua própria diferença funcional.


Assista o vídeo na íntegra.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Imagens do 1° curso de Tiflologia que está sendo realizado em Garanhuns-PE

É só clicar nas Fotos que as imagens ficaram amplas





Imagens de Rose Maria-SEAD
Leia mais:Garanhuns realiza o 1° curso de formação de lideranças Tiflológicas de Pernambuco

Deficiente não terá fator na aposentadoria

Fernanda Brigatti
do Agora

O fator previdenciário, índice aplicado às aposentadorias por tempo de contribuição, é visto como o grande vilão dos benefícios do INSS.

Na nova aposentadoria do deficiente, no entanto, o fator só será aplicado se for resultar em um benefício maior para o segurado.

As regras mais vantajosas ao segurado com deficiência foram garantidas com a lei complementar 142, aprovada pela presidente Dilma em 8 de maio.

A lei garante o cálculo mais vantajoso para o deficiente que pedir o benefício por tempo de contribuição: ou seja, "o fator previdenciário nas aposentadorias, se resultar em renda mensal de valor mais elevado."

Isso quer dizer, por exemplo, que uma segurada com 51 anos de idade (média de idade das aposentadorias das mulheres) que pedir a aposentadoria com 28 anos de contribuição, fugirá de um fator 0,582, que resultaria em um desconto de 40% sobre a média de seus salários.

Esse tempo mínimo de contribuição é o estabelecido pela lei para mulheres com deficiência leve.

Na aposentadoria por idade do deficiente, o INSS deverá seguir a mesma regra aplicada hoje para os demais segurados que pedem o benefício.

O fator previdenciário só será aplicado quando resultar em um valor melhor.

Isso tende a ocorrer somente quando o segurado já soma 30 anos de contribuição.

Para o deficiente, o tempo mínimo exigido para aposentadoria por idade é o mesmo: 15 anos.


O decreto que iniciará a aposentadoria do deficiente será assinado no dia 3 de dezembro por Dilma.

Dilma vai regulamentar a aposentadoria ESPECIAL e a lei passará a valer

Na próxima terça-feira (3), data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a presidente Dilma Rousseff vai assinar o decreto que regulamenta a aposentadoria especial e reduz o tempo de contribuição deste segmento da sociedade. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (27), pelo ministro interino da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.  A cerimônia acontece às 11hs, no Palácio do Planalto.

Este decreto é ansiosamente esperado por milhões de brasileiros, pois estabelece os critérios para a aposentadoria especial. A mudança foi garantida pela Lei Complementar nº 142, aprovada este ano na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e sancionada pela presidente. As novas regras ainda não foram adotadas pela Previdência devido à ausência do decreto com critérios claros.

Com a nova lei, homens com deficiência grave passam a ter direito a aposentadoria após 25 anos de contribuição, enquanto as mulheres, depois de 20 anos. Quando a deficiência for moderada, o tempo de contribuição passa para 29 anos e 24 anos, para homens e mulheres respectivamente. Não houve redução para os portadores de deficiência leve, pois, nestes casos, não há impedimentos e dificuldades que justifiquem um tempo menor de contribuição.


A lei define ainda que, homens poderão se aposentar aos 60 anos e, mulheres aos 55 anos de idade, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido o tempo mínimo de contribuição de 15 anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período. O decreto definirá as deficiências grave, moderada e leve. Caberá aos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atestarem o grau de deficiência do segurado, se filiado ou com filiação futura ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Fonte-Romário Deputado 

Em sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares, Pernambucano conquista medalha de ouro

O pernambucano Josenílson Lima, 17, anos, estreou nas Paralimpíadas Escolares neste ano e, logo na primeira prova, na manhã desta quinta-feira, 28, na pista de atletismo do Ibirapuera, faturou o ouro. Ele saltou 2,82m, classe T42, e garantiu mais uma medalha para sua delegação.

Um ouro nas Paralimpíadas Escolares nem sequer passava pela cabeça do garoto até o meio do ano passado. Josenílson começou no esporte olímpico, também no salto em distância, em 2010. Acostumado a competir com atletas sem deficiência, ele teve de mudar o rumo da carreira após sofrer um acidente de moto em setembro de 2012, na cidade de Pesqueira, a 215 km do Recife, onde mora.

Apaixonado pela modalidade, o atleta não quis deixar a amputação na perna direita o afastar do esporte. E, por isso, procurou o paradesporto. Na classificação funcional para Paralimpíadas Escolares, ele ficou em dúvida sobre competir no arremesso de peso, sentado na cadeira de rodas, ou fazer o salto em distância.  Decidiu pela segunda prova, com a qual tem mais afinidade.

A escolha deu certo e o ouro veio. Sem condições de ter uma prótese especial para o salto em distância, Josenílson saltou somente com uma perna. Mas ele afirma que a dificuldade não é grande. “Como eu já era atleta da modalidade, aprendi muito bem a técnica. Só tive de me adaptar”, comentou. Empolgado com a competição, o pernambucano disse que, agora, vai voltar para casa, treinar mais e voltar no ano que vem para mais medalhas.



Fundação brasileira dará US$ 20 mil a estudo sobre esclerose amiotrófica

Instituto Paulo Gontijo, de SP, entregará prêmio em encontro na Itália.
Esclerose lateral amiotrófica (ELA) causa perda de controle muscular.

O estudo de um pesquisador holandês que analisou a genética de formas familiares e esporádicas da esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que causa a perda dos movimentos musculares e ainda não tem cura, vai receber no próximo dia 6, em Milão, o Prêmio Paulo Gontijo de Medicina, concedido pelo Instituto Paulo Gontijo, de São Paulo.
Em sua quinta edição, o concurso escolheu o cientista Michael Adriann Van Es, do Centro Médico Universitário de Utrecht, para receber da instituição brasileira US$ 20 mil pela investigação.

A entrega do prêmio integra a programação do 24ª Simpósio Internacional sobre ELA, que acontece de 6 a 8 de dezembro, na Itália, e deve reunir 2 mil estudiosos do tema.
A ELA é uma enfermidade degenerativa e progressiva, que afeta os neurônios motores (responsáveis pelos movimentos) e causa a perda de controle muscular.

O estudo feito por Van Es sugere que o desenvolvimento da ELA familiar (quando a doença é transmitida geneticamente, ou seja, entre pessoas de uma mesma família) teria relação com uma proteína humana, a angiogenina, além de mutações em alguns genes humanos.
Em 2012, o prêmio foi destinado à pesquisadora americana Rosa Rademakers, que descobriu uma alteração genética que ajuda a diagnosticar a doença degenerativa.
Apoio à ciência
Criado em 2005, o instituto leva o nome de Paulo Gontijo, físico e empresário que morreu em 2002 em decorrência da ELA.

O objetivo da organização não-governamental é investir em pesquisas nas áreas de diagnóstico, genética, tratamento e epidemiologia.
A ONG também desenvolve um projeto de humanização com 150 famílias de todo o país que têm algum integrante portador da doença.
“A outra parte do projeto é a mobilização e articulação política junto à Frente Parlamentar de Doenças Raras”, disse Silvia Tortorella, diretora-executiva do Instituto, referindo-se ao grupo de políticos na Câmara dos Deputados que debate o assunto em Brasília.

Diagnóstico complexo
Ainda sem cura, a esclerose lateral amiotrófica demora cerca de 11 meses até ser diagnosticada. Isso porque é uma doença de difícil detecção, pois não existe nenhum exame de laboratório que indique alguma substância no sangue ou marcador com precisão.
(O programa Bem Estar deu detalhes sobre a ELA em uma de suas edições. Veja vídeo ao lado).

Seus primeiros sintomas são a perda do controle muscular das mãos ou atrofia muscular da perna, dificuldades na fala ou na ingestão de saliva e comida, além de problemas na hora de respirar.

Apesar disto, segundo especialistas, o raciocínio intelectual e os sentidos do corpo permanecem normais. A dificuldade no funcionamento dos músculos da respiração pode provocar infecções pulmonares e causar a morte do paciente.
De acordo com o Francisco Rotta, coordenador médico do instituto, neurologista e pesquisador da doença há 15 anos, a enfermidade é muito rara em jovens e costuma atingir pessoas com idade entre 50 e 70 anos. Em apenas 10% dos pacientes diagnosticados a causa é genética.

“No restante, ainda não foi descoberto o que causa a ELA. Os únicos tratamentos que existem retardam a evolução da doença, ainda que de forma modesta", explica o especialista.
Segundo médicos, o remédio usado por pacientes com ELA, oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS), ajuda a retardar o processo degenerativo, mas, atualmente, a maioria dos casos só recebe tratamento quando 50% dos neurônios motores já morreram.
Atualmente, entre 10 mil e 15 mil pessoas do Brasil têm esta doença -- menos de 1% da população. De acordo com Rotta, após os primeiros sintomas, o portador tem uma sobrevida de três anos e meio.

"Nossa expectativa é que consigamos entender melhor essa enfermidade, por isso a importância de trabalhos como o que foi escolhido, que estuda a interação de diferentes genes”, conclui.

EU ONTEM NA LUTA NO COMUD

Na manhã desta quinta feira (28), o COMUD nosso Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência, se reuniu em mais uma reunião ordinária. Nesta assembleia teve  a participação de Ricardo Henrique, diretor da AETPC-Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru, que foi muito solicito com nossas sugestões.No ensejo fiz alguns questionamentos sobre: como está  a  frota acessível de Caruaru, solicitei a adesão do início do cadastramento do Cartão LEVA que começa dia 2 de dezembro-segunda feira para  fazermos uma comemoração ao dia Internacional da Pessoa com Deficiência que é comemorado dia 3 de dezembro, terça-feira, e dar maior visibilidade ao cadastramento do Leva, que ficou acordado.
Foto Blog do Mário Flávio

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Garanhuns realiza o 1° curso de formação de lideranças Tiflológicas de Pernambuco

A Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe) promove agora à noite (28) a 1º de dezembro, o I Curso de Formação de Lideranças Tiflológicas de Pernambuco. A solenidade de abertura ocorre na Colônia de Férias do SESC e abordará como tema “O Movimento Social das Pessoas Cegas e/ou com Baixa Visão, suas Lideranças e as Necessidades Contemporâneas, Face ao Dinamismo Político e Econômico da Sociedade”.

A tiflologia é a ciência que estuda os aspectos inerentes à cegueira e a pessoa cega. E o Braile, por exemplo, é uma forma de comunicação utilizada por estas pessoas, que se enquadram nestes aspectos. O curso pretende capacitar novos líderes, para que no futuro, possam assumir associações, conselhos e instituições que cuidam das questões voltadas a estas pessoas. Destinado a pessoas cegas e com baixa visão, o evento também será aberto ao público em geral, e tem como objetivo fortalecer o segmento da pessoa com deficiência no município e no Estado.

“A ideia é oferecer capacitação para que pessoas com deficiência ou com baixa visão se tornem líderes e administrem com mais facilidade e autonomia social, seu papel frente às instituições, pois precisamos avançar, dando novas oportunidades que os ajudem a melhorar o desempenho dos trabalhos sociais, realizados quanto à pessoa com deficiência”, comentou José Juca, presidente da ADVAMPE.

Dentre os temas abordados durante o evento também constam: aspectos motivacionais e militância; aspectos gerenciais e políticos das organizações sociais; ativismo social e emancipação; fiscalização e controle com ênfase nas organizações sociais; legislação pertinente às pessoas com deficiência; políticas públicas e controle social; e projetos sociais. Para a noite de abertura, o evento irá contar com a jornalista, especialista em Educação Ambiental, e superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, do Governo de Pernambuco, Rosecleide Maria Santos.

O curso de Formação de Lideranças Tiflológicas de Pernambuco, que tem o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, ainda irá contar com a presença do jornalista, secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, Antônio José Ferreira.


Texto: Cássia Amaral

Homem recebe dois braços e faz reabilitação

Mexicano que passou por transplante de braços faz reabilitação em hospital
Gabriel Granados, 53, recebeu novos membros após cirurgia feita em 2012.
Ele perdeu os dois braços após uma forte descarga elétrica.


A vida do mexicano Gabriel Granados, de 53 anos, mudou depois que perdeu seus dois braços após receber uma alta descarga elétrica, em 2011. Foi necessário amputar os membros.
Mas em maio de 2012, Granados passou por uma cirurgia que durou 17 horas para transplantar outros dois braços. Eles pertenciam a um homem de 34 anos que teve morte cerebral após ser atingido por arma de fogo.

 A operação foi a primeira do tipo na América Latina e contou com a ajuda de cinco cirurgiões plásticos, cinco enfermeiras e três anestesistas. O mexicano recuperou a maioria dos movimentos após o procedimento médico e segue atualmente em processo de reabilitação em um hospital da Cidade do México

Lançamento do livro 100 Anos de frevo em braile

Convite

A SEAD-superintendência de apoio  à Pessoa com Deficiência, órgão ligado a secretaria de Desenvolvomento social e direitos Humanos de Pernambuco.
Convida todos e todas para o lançamento DO LIVRO 100 ANOS DE FREVO EM BRAILE, da autora e bailarina Mariangela Valença. Essa obra é uma oportunidade a criança com deficiência visual aprenderem sobre o frevo e suas origens.

Local-Espaço Cultural da Caixa, Marco Zero
Data- 1 de Dezembro às 15 horas
Entrada Gratuita


Fonte-SEAD


Pessoas com deficiência física têm acesso a caiaque adaptado no ES

Pessoas com deficiência  física passaram a ter acesso a um caiaque adaptado e podem aproveitar por completo a região da Curva da Sereia, na Praia da Costa, em Vila Velha, durante o verão. A iniciativa faz parte do projeto ‘Praia Legal’.

Há três anos em atividade, o projeto possibilita que deficientes físicos aproveitem o mar por meio de equipamentos e estrutura adaptada. Por intermédio do atleta e instrutor Alexandre Vagner além de se banharem na orla, agora eles também poderão andar de caiaque. “Toda vez eu me deparava com os cadeirantes sem poder usufruir dessa beleza maravilhosa. Eu conversei com alguns amigos e empresários, e eles me ajudaram a proporcionar essa oportunidade”, diz Alexandre.

O caiaque adaptado proporciona segurança e possui um espaço próprio para a acomodação do banhista. Assim que se sentir cansado, o cliente pode solicitar que o instrutor tire-o da água. De acordo com o aposentado e usuário do equipamento, Luiz Carlos, a iniciativa possibilitou, além de diversão, outras oportunidades. “Eu estou muito feliz. Isso ajudou muito no desenvolvimento da minha coordenação motora”, relata Luiz.

A população em geral também aprovou a novidade. Segundo o subsecretário de Pessoas com Deficiência, Anibal Chieza, o serviço estará a disposição do público, sem a necessidade de agendamento prévio. “Fora do período da alta temporada, funcionaremos sexta, sábado e domingo, das 8h às 17h. Na alta estação estaremos disponíveis todos os dias, no mesmo horário”, finalizou.


Fonte - G1/Turismo Adaptado 

Pelo coração dos cadeirantes

Não, este post não fala de amor e romance envolvendo cadeirantes. Este é o título de uma matéria recém publicada na revista Runner’s de novembro de 2013, que revela uma pesquisa inédita feita pela Unicamp exclusivamente com cadeirantes vítimas de lesão na medula espinhal, que é o caso deste jovem que vos fala.
Não é nenhuma novidade que a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde de qualquer praticante, mas essa pesquisa fechou um pouco mais o escopo e analisou um grupo muito específico de malacabados: os lesados medulares.

Resumindo a história…Os pesquisadores avaliaram um grupo de cadeirantes que jogavam regularmente basquete, tênis, rúgbi ou handebol há pelo menos um ano e os resultados foram pra lá de animadores.

Os números conhecidos indicavam que de 30 a 50% de quem sofreu lesão na medula apresentava algum problema cardíaco após dez anos do acidente, na população geral esse índice fica entre 5 e 10%. Sentiu o drama? A boa notícia é que, mesmo com a limitação dos movimentos, no grupo de cadeirantes ativos o coração trabalha com mais vigor, bombeando mais sangue e oxigênio para o corpo todo, além disso há uma escassez de placas de gordura nociva acumuladas em seus vasos sanguíneos.

Agora o mais interessante. Os cientistas notaram que entre os indivíduos com lesão medular em geral havia um espessamento da parede das carótidas, artérias situadas no pescoço que levam o sangue para o cérebro, o que favoreceria o aparecimento de placas ali. Mas entre os que praticavam esportes, o estado dessas artérias ficava dentro dos parâmetros normais.

Posso falar por experiência própria. Sempre pratiquei esportes, mas parei durante o processo de reabilitação. Quando voltei a praticar exercícios após a lesão medular, que no meu caso se deu com o basquete, não demorei a perceber os resultados. Houve uma melhora nítida na respiração, no equilíbrio, na força muscular… e por que não dizer também na autoestima, autoconfiança, nas relações interpessoais, etc. Hoje já não pratico mais o basquete em cadeira de rodas, mas continuo com as minhas atividades. Agora é a vez do paraciclismo, estou pedalando a minha handbike há mais dois anos.
Nós que fomos abatidos pela guerra estamos mais sujeitos a apresentar uma série de problemas de saúde, mas a boa notícia é que a prática regular de exercícios pode derrubar essa probabilidade a níveis muito mais baixos. E você, tá esperando o que pra se movimentar?

Fonte: Blog Rodas pra que te quero

Tantra

As lesões medulares afetam 30 pessoas a cada 1 milhão de habitantes, principalmente homens na faixa etária entre 20 e 30 anos com acidentes automobilísticos. Sob o ponto de vista biomédico, observa-se a existência de danos ou anormalidades estruturais e funcionais do corpo, que passa a apresentar alguma incapacidade.
As paraplegias resultam de lesões (traumáticas ou não), que comprometem os segmentos medulares, ocasionando perda total dos movimentos e da sensibilidade dos membros inferiores. Como consequência, é possível ocorrerem perdas relacionadas com as excreções das funções sexuais (como ereções, ejaculações e fertilidade).

É comum que ocorra a insensibilidade das regiões abaixo das lesões, com a inibição das estimulações táteis, mas o desejo sexual persiste, apesar das sequelas do trauma. Nossa experiência demonstra que a persistência dos estímulos nos músculos sexuais e nos tecidos adjacentes provoca a reorganização funcional dos agentes da erotização dos tecidos, do prazer e do orgasmo.

A ênfase do nosso trabalho é aumentar as áreas de sensibilidade que produzem a excitabilidade sexual, pois a incontinência sexual acarreta um maior dano e comprometimento desses tecidos orgânicos, responsáveis pelo prazer. Nossa experiência, respeitando os danos causados pelas lesões, demonstra que é possível recuperar gradualmente as percepções e sensibilidade através de estímulos localizados nos músculos sexuais, num processo de reorganização funcional com enfoque eminentemente terapêutico.
Estudos comprovam que o toque permanente em regiões sem alguma sensibilidade proporciona novas ramificações de células condutoras que estimulam o cérebro a criar novos caminhos entre Vias Aferentes e Vias Eferentes.

Os terapeutas credenciados especializados nessa abordagem atuam justamente no resgate e na recuperação das conexões do prazer com os sentidos. O resultado manifesta-se no corpo físico, pela descoberta de novas formas de prazer e de orgasmo.
Nosso trabalho irá afetar a forma como a pessoa portadora de necessidades especiais respira, sente, atua e compartilha o prazer e o êxtase, reorganizando novas informações e estímulos vinculados aos músculos sexuais. O prazer torna-se mais real, sem o uso da fantasia, dando oportunidade ao corpo para criar novas conexões neurológicas.

Você irá aprender novas técnicas que irão aprofundar a sua intimidade, criando maior contato com o seu centro de energia, mais relaxamento e confiança, harmonizando-se e integrando-se a um estado de paz e harmonia.
A sexualidade das pessoas portadoras de necessidades especiais é muito mais complexa do que se pode imaginar. Assim como ocorre com todas as pessoas, não dá para dizer que os corpos reagem de forma igual aos estímulos. Os resultados do trabalho dependerão de alguns fatores, como altura da lesão na medula, gravidade da fratura, capacidade psicológica para enfrentar o problema e a qualidade no processo de reabilitação.

Nem todas as pessoas chegam a ter comprometimento da função sexual após a lesão. Para essas, o ganho do trabalho poderá ser mais enriquecedor. No entanto, deixar de trabalhar os estímulos sexuais pode ocasionar um aumento significativo da perda da libido e um comprometimento definitivo nos tecidos orgânicos relacionados com o prazer, principalmente nos genitais. Os músculos sexuais ficam demasiadamente frouxos e, sem uma tonificação adequada, acabam atrofiando completamente as funções sexuais.
No Tantra, você aprenderá que existem diferentes tipos de orgasmo, relacionados a estímulos provocados de diferentes densidades, usados especialmente para essa finalidade. Os estímulos foram especialmente elaborados para ativar as vinculações nervosas, proporcionando novas informações sensoriais e respostas motoras. Por exemplo, o clitóris está ligado a apenas um dos quatro conjuntos de nervos envolvidos com o prazer sexual, o "pudendo". O colo do útero tem três nervos relacionados às informações funcionais orgânicas e de prazer, o "pélvico", o "hipogástrico" e o "vago".
Antigamente, acreditava-se que o nervo vago passava por dentro da coluna vertebral e terminava no intestino. Mas o nervo vago se estende por fora da medula saindo diretamente do cérebro, desce pelo pescoço, passa pelas cavidades torácica e abdominal e chega até a região pélvica. A primeira evidência de que havia enervações do vago no colo do útero e talvez na vagina foi publicada em 1990, com base em um estudo com ratos. (Sielo 2009).

Alguns homens e mulheres com lesão na coluna, observados em estudos anteriores, tiveram orgasmos sem precisar de toques genitais. Uma carícia no ombro ou no pescoço em alguns casos bastava. Provavelmente devido a uma hipersensibilidade na área da lesão, segundo os autores, essas pessoas sentiam dor ou prazer com facilidade.
Fisiologicamente , o corpo responde a estímulos de toque, mas para isso é preciso saber tocar e saber fazer o outro sentir também. Os trabalhos desenvolvidos com o Tantra, no Centro Metamorfose, têm proporcionado excelentes resultados com pacientes, homens e mulheres, que, por algum motivo, tiveram perdas pequenas ou médias de sensibilidade corporal, relacionados à ereção, à ejaculação e ao orgasmo, perante as estimulações de caráter sexual. Para esses pacientes, poder sentir de 1 a 10 % de sensibilidade sexual já representa um ganho excepcional que justifica o investimento nos tratamentos de recuperação neuro-funcional.

Nosso trabalho de reorganização sensorial objetiva criar novas inervações sensitivas mecânicas, favorecendo a formação de novas sinapses neurológicas que conduzam a experiência sensorial para o encéfalo, criando o reconhecimento neuronal do prazer e do toque, acordando os atributos dos tecidos erógenos do corpo, capazes de levantar a energia a um nível satisfatório para uma experiência de êxtase, de orgasmo e de prazer. Cada corpo responde de formas diferentes, produzindo os novos caminhos informativos pelo corpo.
Através de uma compreensão que vai além da fisiologia, contestamos a idéia de que a ausência de sensibilidade nos genitais está associada à indiferença ao sexo. Nosso trabalho se fundamenta principalmente na produção dos humores corporais, os hormônios, fazendo com que o cérebro responda e atue, independentemente da genitália, na gênese da experiência erótica, fazendo com que as pessoas que passaram por lesões raquimedulares redescubram o desejo e a satisfação de compartilhar o prazer sexual com seus parceiros.

Na lesão medular o impulso sexual está integralmente preservado, podendo permanecer oculto no desequilíbrio emocional subsequente à lesão. O trabalho de suporte terapêutico através dos estímulos adequados nos músculos sexuais fará com que, dentro de semanas ou meses, recuperem suas funções sexuais.
As pessoas com paraplegias necessitam de ajuda na reconstrução de sua identidade sexual, uma elaboração de uma nova imagem corporal que recupere a auto-estima. Novos estímulos, especialmente elaborados no Centro Metamorfose, podem ajudar a reconstruir os papéis de vitalidade dos componentes masculino e feminino presentes no corpo e no psiquismo de nossos clientes especiais.
Existe a idéia pré-concebida de que um corpo fisicamente limitado será também um corpo sexualmente limitado, o que não corresponde à realidade. Existem inúmeras possibilidades alternativas para a manifestação da sexualidade, para a obtenção do prazer e para a perspectiva de trocas de intimidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais, afastando a idéia de que o deficiente físico é assexuado.
Os benefícios que o trabalho pode proporcionar são:
Aprender a se relacionar com maior abertura e confiança, ser mais alegre e mais expansivo(a).
Conhecer e compartilhar do universo feminino/masculino, interagindo com a criatividade e o amor de forma livre, responsável e aberta.

Conhecer os aspectos sensoriais do seu corpo e do corpo feminino/masculino, aprendendo a obter os melhores resultados que mobilizem o prazer e o orgasmo, com ressonância em si mesmo(a).
Melhorar a sua performance e desenvolver novas habilidades no trato com a sexualidade.
Curar as dores relacionadas às atividades sexuais, sejam dores emocionais ou dores presentes nos músculos e órgãos sexuais.
Aprender como obter melhores e intensos orgasmos.
Descobrir novas perspectivas de orgasmos: Orgasmos secos, Múltiplos Orgasmos, Orgasmos de Vale, Orgasmos Contínuos, Orgasmos de Corpo Inteiro e a maravilhosa Experiência Oceânica, o Orgasmo da Unio Mystica, a fusão em comunhão do Masculino e do Feminino.
A Experiência Tântrica é repercussiva e amplia a satisfação e o prazer para outras áreas da sua vida.
Obter maior consciência corporal.

Conhecer aspectos da anatomia, a sua e a de seu(sua) parceiro(a).
Despertar regiões sensoriais adormecidas.
Conectar a voz, a expressão, a comunicação e a respiração consciente às sensações que experimenta.
Reconhecer e controlar os estados de excitação a fim de ajustar-se às experiências ao ritmo do(a) parceiro(a).
Mobilizar a energia em espiral ascendente, preparando o volume e a intensidade orgástica.
Sensibilizar diversos grupamentos musculares em concomitância, amplificando a rede de músculos relacionadas com o orgasmo.
Potencializar o condicionamento dos músculos ejaculatórios, preparando-os para maior volume de orgasmos e orgasmos múltiplos para homens e mulheres.
Reconhecer os diversos pontos de prazer, através dos sentidos.
Movimentar e mobilizar a energia (Sahaja) de forma intencional e consciente.
Aumentar a intimidade, a entrega e a confiança, resgatando as relações.

Desenvolver a sensibilidade e a percepção.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Senado Federal convida para a Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência



De 3 a 6 de dezembro de 2013
Semana de Comemoração Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Valorizar as diferenças nos torna iguais

Participe desse evento de inclusão social
Confira a programação da Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Participar também é uma forma de inclusão.
Email: acessibilidade@senado.gov.br
Tel.: (61) 3303-2744/ 3303-4311


Programação:
Dias 3 a 6 de dezembro (terça a sexta):
 Exposição de artes - Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima
Dia 3 de dezembro (terça-feira):
15:00 às 15:45 - Abertura Oficial e apresentação do Coral do Senado – Auditório do Interlegis
15:45 às 16:15 – Fashion Inclusivo – Auditório do Interlegis
16:15 às 17:00 – Teatro: “Diversos dias” – Auditório do Interlegis
17:00 – Coffe break – Hall do Interlegis
Dia 4 de dezembro (quarta-feira):
9:30 às 10:30 – Oficina básica de Libras – Falk Moreira – Sala 3 do ILB
10:30 – Visitação do Senado (tour especial) – Saída do Salão Negro
12:30 às 13:30 – Apresentação musical: Daniela Ribeiro - cantora cega -  e Charles Jatobá (recitando uma poesia)  - Praça da Alimentação
14:30 – Visitação do Senado (tour especial) – Saída do Salão Negro
15:30 – Exibição de filme: “De arteiro a artista: a saga de um menino com Síndrome de Down”, com a presença de Lurdinha Danezy e Lúcio Piantino – Auditório do Interlegis
Dia 5 de dezembro (quinta-feira):
10:00 – Projeto cão-guia de cegos – Visita a diversos espaços do Senado Federal
12:30 às 13:30 – Stand up com Dimar (Surdos Show Humor) – Praça de Alimentação
15:00 –Palestra: “Pantanal” – Weimar Pettengill – Auditório do Interlegis
Dia 6 de dezembro (sexta-feira):
10:30 – Visitação do Senado (tour especial) – Saída do Salão Negro
11:30 – Visitação do Senado (tour especial) – Saída do Salão Negro
14:30 – Visitação do Senado (tour especial) – Saída do Salão Negro

15:30 – Visitação do Senado (tour especial) – Saída do Salão Negro

Fonte -Senado Federal e Fernanda Zago 

Comissão aprova projeto que regulamenta meia-entrada

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira (26) projeto que regulamenta o direito a meia-entrada de estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda a eventos de lazer e esporte. Para virar lei, o projeto ainda deverá passar pela análise do plenário e depois pela sanção presidencial.

A atual legislação prevista no Estatuto da Juventude, sancionado em agosto, determina que estudantes e jovens de baixa renda têm direito a meia-entrada, mas limita o benefício a 40% do total de ingressos disponíveis nos eventos culturais e esportivos.
O texto altera essa regra ao determinar que pelo menos 40% deverão ser reservados para quem têm direito à meia-entrada, incluindo idosos e pessoas com deficiência, além dos estudantes e jovens de baixa de renda. Na prática, em vez de o evento oferecer no máximo 40% dos ingressos para meia-entrada, deverá oferecer no mínimo 40%, de modo que todos que se enquadrem nas categorias beneficiadas possam ter o desconto.

Segundo o relator do projeto, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o direito à meia-entrada dos idosos está assegurado pelo Estatuto do Idoso. Isso significa, de acordo com o senador, que o total de ingressos pela metade do preço poderá extrapolar os 40% para atender a todos os idosos.

"O piso-base é de 40%. De acordo com o espetáculo, o tamanho da audiência e o auditório, nós poderemos ter a elevação desse piso para contemplar todos os que tencionam ter esse direito", explicou Vital do Rêgo.
Os jovens considerados de baixa renda são aqueles entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e cujas famílias têm renda mensal de até dois salários mínimos.
As regras do Estatuto da Juventude e as do projeto de lei não se estendem aos jogos da Copa do Mundo de 2014 nem às Olimpíadas de 2016, cujas entradas (incluindo as vendidas com desconto) são reguladas pela Lei Geral da Copa.

O projeto aprovado pela comissão também altera as regras de emissão de carteirinhas de estudante. Da forma como foi aprovado, o texto abre a possibilidade para outras entidades além da União Nacional dos Estudantes (UNE) emitirem o documento.

O Estatuto da Juventude prevê que a carteirinha deve ser expedida "preferencialmente" pela UNE, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por entidades estudantis estaduais e municipais filiadas a essas organizações nacionais. Com a aprovação do projeto, também terão validade documentos emitidos pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos.
"Ainda poderão emitir as carteiras os diretórios centrais dos estudantes e centros acadêmicos. Esclarece-se que os DCEs e os CAs não precisam estar filiados nem à UNE nem à União Brasileira de Estudantes Secundaristas", esclareceu Vital do Rêgo.

Os cursos de idioma continuam proibidos de emitir carteirinha, uma vez que só terão direito ao benefício jovens e adultos de ensino regular, profissional e especial.


Fonte: G1 e Fernanda Zago

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Idoso deficiente em situação miserável tem direito a amparo financeiro

O pedido havia sido negado em primeira instância; TRF-1 considerou patologia já antiga do idoso

Na análise de um recurso contra sentença que negou benefício assistencial a idoso portador de deficiência física e com renda familiar no limite legal, a 2ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) concluiu que o benefício de prestação continuada é direito do autor.

Em primeira instância o pedido foi negado e a parte autora recorreu ao TRF-1, sustentando preencher os requisitos legais para a obtenção do benefício. O relator, juiz federal convocado Cleberson José Rocha, afirmou que o artigo 203, inciso V, da Constituição Federal e a Lei 8.742/93, no art. 20, preveem a prestação de assistência social a portador de deficiência física ou a idoso, desde que seja constatado não ter ele meios para prover sua subsistência nem de tê-la provida por sua família.

Há presunção legal de que a família com renda mensal per capita inferior a ¼ do salário-mínimo não seja capaz de promover de forma digna a manutenção de membro familiar idoso ou portador de deficiência física.

Nesse sentido, o relator citou jurisprudência de nossos tribunais esclarecendo que “assim como o benefício assistencial pago a um integrante da família não deve ser considerado para fins de renda per capita, nos termos do parágrafo único do art. 34 da Lei 10.741/2003, os benefícios previdenciários de até um salário-mínimo, pagos a pessoa maior de 65 anos, não deverão ser considerados. Igual sorte, ao meu sentir, deve ser dada ao benefício de aposentadoria por invalidez, de até um salário-mínimo, pago à pessoa de qualquer idade”.

Nesse ponto, o magistrado referia-se à renda do genitor da apelante, que não tem obrigação de pagar-lhe alimentos, pois percebe benefício por idade rural no valor de um salário mínimo e constituiu outro núcleo familiar, não tendo capacidade financeira de prover alimentos à requerente.

Por fim, o magistrado disse que “trata-se de pessoa interditada em razão de patologia mental e, conforme perícia judicial, com distúrbio desde o nascimento. A prescrição quinquenal não corre contra os absolutamente incapazes (art. 198, inciso I do CC 2002 e art. 103, parágrafo único da Lei 8.213/91). Benefício devido desde a data do requerimento administrativo”.

Com essas considerações, o relator deu parcial provimento ao recurso da autora para julgar parcialmente procedente o pedido e condenar a autarquia previdenciária ao pagamento de benefício assistencial. Determinou ainda a imediata implantação do benefício.

Nota de Membros Do Ministério Público ao senado em apoio à educação inclusiva

Exmos.Srs. Senadores,

Vimos, respeitosamente, requerer que é necessário que a redação da META 4 do Plano Nacional de Educação garanta precipuamente um sistema educacional inclusivo, com os alunos com deficiência na escola comum, pública ou particular, com os demais alunos; promovendo a articulação entre a escolarização nas classes e escolas comuns da rede regular e a educação especial ou atendimento educacional, e que não haja segregação de alunos com deficiência em escolas especiais, sob pena de desrespeito à Constituição, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e os Direitos Humanos.

Para isso segue abaixo a NOTA DA AMPID (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE DEFESA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IDOSO) DE APOIO À POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:



Está inserido, na própria Constituição da República de 1988, em seu artigo 205, que a educação é um direito de todos e dever do estado e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, “visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Nesse mesmo sentido a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas, ratificada pelo Brasil em 2008 e incorporada ao ordenamento jurídico pelo Decreto Legislativo 186/08 e pelo Decreto Executivo nº 6.949/2009, inclusive equiparada a Emenda Constitucional pela redação da EC nº 45/2004, em seu artigo 24, reconhece o direito das pessoas com deficiência à educação, e que, para efetivar tal direito, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidade, deverão os Estados Partes assegurar “um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida”, tendo como um dos seus objetivos “a participação efetiva das pessoas com deficiência em uma sociedade livre”.



Verifica-se que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação encontra-se de acordo com o que preceituam a Constituição Federal e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, posto não aceitar que a criança e o adolescente estejam fora da sala de aula comum, único lugar capaz de maximizar o seu desenvolvimento, diante da diversidade de características de seus alunos, contribuindo enormemente para sua inclusão plena.



Assim, está amplamente respaldado no direito constitucional o fato de só se admitir a escolarização da pessoa com deficiência na escola comum, assim como acontece com as demais crianças e adolescentes sem deficiência, garantindo-se àquelas os apoios, acessibilidade e tecnologias assistivas necessárias; sendo o atendimento educacional especializado não substitutivo à escolarização dos alunos público alvo da educação especial, de caráter complementar e oferecido na rede de ensino, no contraturno do ensino regular.



É importante ressaltar que, desde o inicio da implementação dessa Política Nacional do Ministério da Educação em todo o Brasil, o Censo Escolar registra significativos avanços nos sistemas de ensino em relação às matrículas de estudantes público alvo da educação especial no ensino regular com crescimento de mais de 700%, o que comprova uma inclusão educacional de fato a essas pessoas com deficiência.



Desta forma, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos – AMPID, diante desse panorama nacional, e considerando sua finalidade precípua de defesa dos direitos humanos e da dignidade e autonomia das pessoas com deficiência, além da garantia do respeito ao estado democrático de direito, posiciona-se favorável à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva requerendo a sua continuidade, seu avanço e aperfeiçoamento, sem alterações que possam desvirtuá-la, garantindo V.Exa. que a redação da META 4 do Plano Nacional de Educação garanta precipuamente um sistema educacional inclusivo, com os alunos com deficiência na escola comum, pública ou particular, com os demais alunos; promovendo a articulação entre a escolarização nas classes e escolas comuns da rede regular e a educação especial ou atendimento educacional.



Brasília-DF, 26 de novembro de 2013
Iadya Gama maio – Presidente da AMPID

Waldir Macieira da Costa Filho – Vice-Presidente da AMPID

Isenção de ICMS foi prorrogada até 31 de dezembro de 2014

Foi publicado no Diário Oficial em 7 de novembro que a isenção de ICMS para pessoas com deficiência – condutora e não condutora – foi prorrogada até 31 de dezembro de 2014

Já o valor do limite (teto) para compra do veículo continua ainda fixado em 70 mil  e só deve ser revisto no início do ano que vem.

Convênio ICMS 116 de 11 de Outubro de 2013

Publicado no DOU de 18 de Outubro de 2013 pelo Despacho 213-13

Retificado no DOU de 25 de Outubro de 2013

Ratificação Nacional no DOU de 07 de novembro 2013 pelo Ato Declaratório 20-13

Prorroga disposições de Convênios que concedem benefícios fiscais.

CONVÊNIO.

- Cláusula segunda - Ficam prorrogadas até 31 DE DEZEMBRO DE 2014 as disposições contidas nos convênios a seguir indicados:

1- Convênio ICMS 38-12 de 30 de março de 2012, que concede isenção de ICMS nas saídas de veículos destinados as pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental ou autista.


Cláusula quinta Este convênio entra em vigor na data da publicação da sua ratificação nacional

Fonte-Deputada Federal-Cadeirante, Mara Gabrille

Deficiente visual é proibido de ficar em loja junto de cão-guia

Deficiente visual desde o nascimento, o analista de sistemas Gabriel Vicalvi, de 28 anos, passou por apuros no último dia 20. Em uma loja de um shopping em São Caetano do Sul foi proibido de ficar no estabelecimento por estar com seu cão-guia, a golden retriever Júlia, de 4 anos. Entenda o ocorrido:

O que aconteceu?

Entrei em loja de artigos importados no ParkShopping São Caetano para comprar um presente para minha namorada. Minha prima de 11 anos foi comigo, enquanto minha namorada e meus tios esperavam no corredor. Fiquei aguardando que alguém me atendesse, mas não obtive resposta.
Pouco depois, um funcionário me abordou dizendo que eu não poderia entrar lá com meu cachorro. Expliquei que estava dentro da lei: os cães-guias podem circular por qualquer espaço público. Ele continuou sendo arrogante. Fiquei constrangido. Disse que se ele quisesse que eu saísse, teria que chamar a polícia. O rapaz me deixou lá sozinho, dei uma volta na loja para mostrar como a Júlia é tranquila e fui embora.

O que fez em seguida?

Pensei em ir na delegacia, mas como era feriado preferi evitar essa dor de cabeça. Publiquei a história no Facebook e milhares de pessoas compartilharam. A empresa escreveu um comunicado pedindo desculpas.

Isso já ocorreu antes?

Sim, mas em todas as vezes eu expliquei sobre a lei e a pessoa acabou compreendendo. Muita gente não sabe e acha que se trata de um cachorro comum.

Há quanto tempo está com a Júlia?

Há pouco mais de um ano. Ela me acompanha o dia inteiro, dentro de ônibus e metrô, quando vou para o trabalho e para a faculdade à noite. Andei mais de vinte anos com a bengala. Quando ela entrou em minha vida, precisei me entregar totalmente. É preciso ter plena confiança na condução dela.


Só há oitenta cães-guia no Brasil. Sinto-me privilegiado em ser uma das pessoas beneficiadas. O site é um modo de divulgar o trabalho dela e fazer com que as pessoas apoiem mais a causa. Ela faz bastante sucesso, tem mais de 2000 seguidores.

O que a Júlia gosta de fazer?

Ela não pode brincar com bolinha, pois há muita gente jogando bola na rua e isso pode distraí-la. Mas ela ama morder garrafas pet e ir na piscina.

Fonte: site Veja São Paulo por Carolina Giovanelli.

Computadores de ‘LAN HOUSES’ devem ser adaptados para Pessoas com Deficiência

Em manaus, entrou em vigor no dia 19 (terça) a lei 1796 que vai ajudar a muitas pessoas com deficiência. Ela torna obrigatória que as lan houses disponibilizem equipamentos que gerem acessibilidade, como teclados em Braille, fones de ouvido, programas de informática que possuam leitor de tela, entre outras exigências. Lan houses terão prazo de oito meses para se adequar à lei, que deverá ser regulamentada em Janeiro de 2014.

A lei entrou e vigor no dia 19 (terça) e além destas requisições, a lei força os cyber cafés, ou quaisquer outros estabelecimentos que disponibilizem um número igual ou superior a 10 computadores, a dispor programas de informática que possuam caracteres gigantes, destinado a pessoas com baixa visão. Ao todo, pelo menos 10% dos equipamentos deverão ser adaptados para a utilização de pessoas com deficiência visual.

Já as lan houses que possuam 20 ou mais computadores, cuja atividade tenha finalidade de obtenção de lucro por meio da informática, serão obrigadas, ainda, a disponibilizar aparelhos para pessoas com deficiência visual, como impressoras Braille e papéis especiais destinados a este tipo de impressão.

Os estabelecimentos que possuam 30 ou mais computadores serão obrigados a instalar piso tátil no acesso ao local, bem como em seu interior, para melhorar a locomoção da pessoa com deficiência visual.

O descumprimento da lei implicará ao infrator multa de 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs) na primeira ocorrência, que terá o valor dobrado em caso de reincidência. O Alvará de funcionamento do cyber café poderá, também, ser suspenso. O Poder Executivo deverá regulamentar a lei no prazo máximo de 60 dias, enquanto os proprietários dos estabelecimentos terão 8 meses para se adequar a nova lei.

A lei beneficia aos deficientes visuais, porém os estabelecimentos terão que avaliar o custo beneficio de manter mais de 20 computadores, por conta do custo da obrigatoriedade de ter uma impressora em braile e papéis especiais. A pergunta é será que teremos tantos deficientes visuais assim em Manaus, para ter uma impressora em braile a cada lan house e será que haverá tantas impressões? O legislador deveria ter feito uma pesquisa para avaliar a real necessidade de um equipamento que é caro (em uma breve pesquisa não encontrei nenhuma marca nacional) e que sem uso necessitará de manutenção.


 Fonte - Vida mais Livre 

Seminário voltado para direitos dos deficientes é realizado em Palmares

A cidade de Palmares, na Mata Sul pernambucana, realizou nesta manhã (26) o I Seminário Regional de Conscientização de Direitos das Pessoas com Deficiência.No procedimento foi abordado os serviços e temas relevantes para garantia dos direitos das pessoas com deficiência na cidade e  região.

Ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e apoio da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão responsável pela política da pessoa com deficiência. O seminário aconteceu às 09h, no Cine Teatro Apolo, que fica na Rua da Conceição.


Informação-G1 Caruaru

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cientista Brasileiro, Miguel Nicolelis divulga primeiras fotos de exoesqueleto

Pesquisador pretende que paraplégico dê pontapé inicial na Copa.
Objetivo é que estrutura seja comandada diretamente pelo cérebro.
O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta segunda-feira (25), em sua página no Facebook, as primeiras imagens do exoesqueleto do Projeto Andar de novo (Walk Again Project). O equipamento pretende fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.

As fotos, que, segundo Nicolelis, foram tiradas em Paris, mostram uma estrutura metálica presa a um boneco. Foi publicado também um vídeo que mostra o equipamento fazendo um pequeno movimento(veja)..
O equipamento pode ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria as partes mecânicas como se fossem membros de seu próprio corpo. Dessa forma, seria perfeitamente possível que um paraplégico chutasse uma bola.

Desde o começo deste mês, alguns candidatos a usar o traje estão fazendo exercícios e preparação específica em São Paulo, na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em São Paulo, onde funcionará um laboratório dirigido por Nicolelis. O pesquisador explicou anteriormente que pequenos experimentos já foram feitos com humanos, com partes do equipamento.
Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Walk Again Project. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.
A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais importantes, o neurocientista fez com quemacacos não só controlassem uma mão virtual, como também sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

Fonte-G1

Pernambuco forma o primeiro instrutor CADEIRANTE do Proerd no Brasil.


O PROERD é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas e da violência e tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de substância ou produtos capazes de causar dependência, despertando-lhe a consciência protiva.

Um dos destaques do curso, o qual foi realizado em Outubro/2013, foi o major Marcelino Carvalho, que é o primeiro CADEIRANTE a forma-se como instrutor proerd no Brasil. Sua diferença funcional não o impediu de desenvolver todas as tarefas impostas dentro do curso,
Sempre com muita alegria e determinação. Ele destacou sua luta pela ACESSIBILIDADE e felicidade em poder atuar como instrutor PROERD.

Emocionado ele agradeceu porque o PROERD reconheceu sua potencialidade não sua “Deficiência”.

Veja vídeo:

Texto: Deficiente Ciente

Cadeirante do agreste de Pernambuco ganha Book através de acão pelo FACEBOOK

Beleza e deficiência não são opostas, parafraseando a criadora da agencia de modelos com Deficiência,Kika de Castro.

Acão nobre de fotógrafa caruaruense, Shayane Marty contemplou a cadeirante de Surubim PE, Vírginia Santos.
Marty no mês de agosto desse mesmo ano queria fazer uma pessoa feliz e elevar seu autoestima e por meio de uma postagem no seu Facebook promoveu uma linda ação:

ATENÇÃO

Parte do meu trabalho, é deixar as pessoas com autoconfiança, se sentindo linda. Por isso estou a procura de uma MENINA, que esteja passando por um momento difícil em sua vida( Pessoa com deficiência ou alguma enfermidade ), para que o Book possa levar esperança, renovação nesse processo de adaptação.

Quem conhecer, ou quiser fazer o ensaio, deixe seu comentário, marcação ou
compartilha, conto com a ajuda de vocês, pra deixar alguém feliz.

Lembrando que não terá nenhum custo, para a selecionada

A cadeirante Vírginia Santos foi escolhida devido a indicação de sua professora, Simone Campos.No ensaio a Cadeirante mostrou toda Beleza e simpatia. Veja algumas imagens.





Conheça um pouco da história de Virginia: SIMPLES ACIDENTE DE REDE, DEIXA JOVEM PARAPLÉGICA

Fotos- Shayane Marty

domingo, 24 de novembro de 2013

Sergipanos desenvolvem software que usa neurociência para melhorar aprendizado

Após 15 anos de trabalho, pesquisadores de Sergipe conseguiram desenvolver um software capaz de auxiliar o aprendizado de português e matemática de alunos do ensino fundamental que apresentam transtornos de aprendizagem.
O programa, intitulado EnsCer (Ensinando o Cérebro), foi desenvolvido a partir do conhecimento neurocientífico sobre o processamento cognitivo cerebral dos próprios estudantes que tinham déficit de atenção ou dislexia, por exemplo.
A partir da leitura dos mapas cerebrais dos alunos, com ajuda de eletrodos, aliado ao desenvolvimento de modelos matemáticos, os pesquisadores conseguiram analisar as dificuldades específicas dos estudantes.

                Depois que o aluno responde a uma série de questões de matemática e português, o software consegue indicar àqueles com transtornos de aprendizagem, um roteiro de assuntos que precisariam gastar mais tempo para melhor compreender. A partir daí, os estudantes têm acesso a uma série de exercícios e atividades complementares que os auxiliam na recuperação do conteúdo.
Os testes foram feitos com 1.271 participantes e cerca de 30% apresentaram, em algum nível, um determinado tipo de transtorno de aprendizagem. Esses 382 alunos foram monitorados durante o ano letivo de 2010 e tiveram uma melhora de desempenho de 16% em português e 12% em matemática. De acordo com o relatório, que resume os dados da pesquisa: “o resultado positivo pode ser constatado em 2010 e novamente no ano seguinte.  Além disso, professores relataram uma significativa melhoria no comportamento destes alunos, provavelmente decorrente do fato deles passarem a conseguir acompanhar os conteúdos das aulas”.

                 Para o cofundador e pesquisador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Saulo Barreto, a neurociência vai ajudar a educação. “Quando se estuda o cérebro do ponto de vista neurofisiológico, dá para perceber que ele adota certos caminhos e certas conexões. Dependendo do tipo de problema neurocognitivo do aluno essas conexões podem adotar outros caminhos. Buscamos entender melhor esse processo para que dessa forma possamos conhecer as dificuldades de cada estudante”, explica Saulo Barreto.

Próximo passo
Depois do resultado satisfatório do projeto experimental, em 2012 os pesquisadores do IPTI decidiram reformular a plataforma do EnsCer com o objetivo de torná-la mais robusta. Desde então, está em processo de desenvolvimento uma nova versão atualizada do software. Intitulada Synapse, o novo programa visa auxiliar alunos do ensino fundamental no processo de alfabetização. Ou seja, agora o foco não é apenas aqueles estudantes que têm transtornos de aprendizagem.

                A ideia é, após o mapeamento das dificuldades dos alunos, sugerir materiais didáticos adequados a serem trabalhados em cada sala de aula. “Antes nosso trabalho era feito apenas no contraturno e com um contato mais direto com o aluno, agora queremos ir para dentro das salas de aulas e levar essa ferramenta ao professor. Mas sabemos que uma mudança dessa exige paciência e sem o apoio dos educadores não podemos chegar a lugar algum”, fala Barreto.


                Para o próximo passo da empreitada, já foram selecionados 150 alunos divididos em seis turmas, todos eles estudantes do 1o ano do fundamental de quatro escolas da cidade. A ideia é testar a plataforma com esses alunos e comparar os resultados obtidos por eles com os de outros estudantes que não participarão da pesquisa. A plataforma estará acoplada a um outro software de gestão escolar, incluindo dados de frequência e desempenho, tudo isso para melhor facilitar a leitura dos resultados pelos professores. O monitoramento começará, no entanto, apenas a partir do próximo ano letivo. “Nosso sonho é que cada aluno possa aprender aquilo que ele deve aprender na sua respectiva idade. Esperamos depois de colher os resultados, levar, nos próximos anos, essa tecnologia social a escolas de outros 4.900 municípios que possuem menos de 50 mil habitantes”, fala Barreto.



Tradução